A Profa. Dra. Valéria Peruca de Melo, acompanhada dos alunos do quinto período de Engenharia Ambiental, Magno José Alves e Elder Lasmar Gontijo, realizou, entre os dias 4 e 12 de agosto, uma série de testes no CENAR (Centro de Análises de Águas e Resíduos do UNIFOR-MG). Os testes tinham como objetivo visar a aferição e a calibração de diversos equipamentos, como medidores de pH, oxímetros, técnicas do jar-test, turbidez, destilador, cloro livre e total, entre outros.

O processo de obtenção da Demanda Bioquímica de Oxigênio também foi obtido, mediante a utilização da estufa Quimis DBO5 ? equipamento fabricado sob encomenda e presente em apenas cinco instituições de ensino do país. De acordo com a Profa. Dra. Valéria, ?em função do grande número de equipamentos e análises que podem ser realizados no CENAR, não foi possível testar outros equipamentos, como o destilador de nitrogênio ou o bloco digestor da Demanda Química de Oxigênio. Isso mostra que o CENAR está firmando-se como um laboratório de análises de águas e resíduos ímpar na região Centro-Oeste de Minas Gerais?.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, ?esse foi um importante passo rumo à certificação do CENAR, pretendida pelo UNIFOR-MG, uma vez que este documento possibilitará à Instituição a prestação de serviços terceirizados?. O coordenador ainda destaca o compromisso da Profa. Dra. Valéria na preparação do laboratório, pois os ensaios realizados também permitirão a programação de uso para os alunos do curso de Engenharia Ambiental, que deverá ocorrer ao longo do semestre.

COMPATILHAR: