Ao defender a dissertação intitulada ?A proteção dos quilombolas ? possíveis releituras de inclusão?, na Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), campus Pouso Alegre, a professora Nélida Reis Caseca Machado se tornou mestra.
A pesquisa tinha como intuito, após constatar a exclusão da minoria quilombola, encontrar um caminho para a inserção das comunidades quilombolas no seio social. No entanto, segundo a professora, ?descobriram-se vários problemas para essa inserção e várias possíveis soluções, mas nenhuma ainda aplicável ao Brasil, havendo de se perquirir uma forma brasileira para uma exclusão de minoria brasileira?.
A profesora Nélida Reis Caseca Machado leciona as seguintes disciplinas no curso de direito do Unifor: sociologia, direito constitucional II, direito processual constitucional e prática jurídica em direitos difusos e coletivos.
?Primeiramente, gostaria de agradecer o apoio do coordenador do curso de direito, professor Fábio Antunes Gonçalves, que permitiu, durante todo o período, que eu pudesse estar em todas as aulas do mestrado e ao apoio financeiro concedido pelo Unifor, sendo certo que o investimento na qualificação do corpo docente produz inúmeros resultados. Com certeza, a qualificação, seja em mestrado, doutorado ou pós-doutorado, proporciona o amadurecimento profissional e cria outras visões, o que reflete diretamente na forma como funcionam as pesquisas e os trabalhos no Centro Universitário, favorecendo um up grade no Centro Universitário?, enfatiza a professora.

COMPATILHAR: