Redação Últimas Notícias*

Após o Governo de Minas desconsiderar a exigência dos profissionais da Rede Estadual de Educação, referente ao pagamento dos salários até o 5º dia útil na última sexta-feira (6), professores de várias cidades mineiras retomaram a greve nesta segunda-feira (9).

A informação é do o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG), que afirma que a decisão de retomar a paralisação foi tomada em votação realizada no 11º Congresso Estadual da categoria, que ocorreu de 31 de maio a 3 de junho.

Porém, os professores de Formiga optaram por não se unirem, dessa vez, ao movimento.

Com a decisão de manter as aulas, os professores pretendem evitar que o semestre não seja fechado antes das férias, o que prejudicaria ainda mais os alunos. Além disso, estão agendadas para esta semana as festas julhinas de várias escolas. São nesses eventos que a direção consegue reforçar os combalidos caixas escolares que esse ano receberam do Governo do Estado verba muito abaixo do esperado, dificultando a compra de itens básicos para a manutenção das instituições de ensino.

Os professores esperam que diante da decisão ora tomada, os pais compreendam, apoiem e respeitem os educadores que se preocupam tanto com a escola, quanto com os alunos, mas que não podem abrir mão do direito mais básico de qualquer trabalhador que é o salário.

Diante disso, os profissionais de Formiga, que se solidarizam com os demais profissionais do Estado, permanecerão em estado de greve e voltarão a discutir uma nova paralisação dos trabalhos no mês de agosto.

Desde o dia 23 de abril deste ano, a educação está em estado de greve.

 

COMPATILHAR: