Professores da rede municipal de ensino de Divinópolis votaram pela continuação da greve geral durante uma assembleia realizada na noite desta segunda-feira (26). Esta foi a segunda assembleia da categoria para discutir o assunto. A greve foi deflagrada pela categoria no dia 9 de novembro.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal do Município de Divinópolis (Sintemmd), Rodrigo Rodrigues, a Prefeitura, que decretou estado de emergência financeira no dia 19, ofereceu o pagamento de R$ 500 aos professores no dia 30 de novembro, mas não esclareceu a qual mês o valor seria referente.

Rodrigo informou que cerca de 500 profissionais estavam presentes na assembleia. Destes, 10 se abstiveram da votação e outros nove votaram favoráveis à paralisação, porém, em esquema de operação “Tartaruga”. Os demais votaram pela continuidade da greve.

Ainda segundo o Sintemmd, a Prefeitura afirmou que ainda não existe uma previsão para o pagamento do restante do salário de outubro. Os salários de novembro, dezembro e o 13º da categoria também são incertos.

Greve geral

A paralisação da categoria, definida em uma assembleia no dia 29 de outubro devido parcelamento de salário de categoria, é válida por 120 dias. No dia 5 de novembro, os professores iniciaram a Operação Tartaruga” e reduziram pela metade a carga horária dos estudantes.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal do Município de Divinópolis (Sintemmd), 6,8 mil profissionais que trabalham em 54 escolas da cidade aderiram ao movimento. O número representa 100% da categoria em Divinópolis.

Na última quinta-feira (22), professores e pais de alunos da rede municipal da cidade realizaram protestos contra o atraso de salários dos educadores e o fechamento dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

(Foto: Aline Fonseca/G1)

 

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: