O curso foi promovido pelo Setor de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Formiga e ministrado pelo professor Alex Arouca. O evento foi realizado no Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem (Cemap) e foi dividido em dois módulos. No último dia do curso, foi realizada uma avaliação. Todos os profissionais puderam conhecer um pouco mais sobre o xadrez, tirar dúvidas e aprimorar os conhecimentos para repassarem aos alunos.
O professor Alex Arouca ressaltou a importância do curso para fazer crescer ainda mais o xadrez no município. ?Estamos evoluindo muito, e já temos hoje uma campeã mineira (Mariana Teixeira – aluna do Anglo é a campeã mineira sub18 de xadrez pensado). Com eventos como esse e mais torneios sendo promovidos em Formiga, a prática do xadrez cresce e o nível de nossos jogadores é elevado naturalmente. Quero parabenizar a Secretaria de Educação, em especial ao Setor de Esporte, que proporciona ações como essas!? .
Sobre a importância do xadrez escolar, Alex Arouca comentou que, ?além de formar campeões, como é o exemplo da Mariana, o xadrez, como um todo, trabalha muito o raciocínio, a visão espacial, a capacidade de resolver problemas, ajudando no desenvolvimento de outras disciplinas, em especial a matemática. Além disso, o xadrez envolve outras questões importantes, como a ética? .

COMPATILHAR: