Os professores e dirigentes do Centro Universitário de Formiga se reuniram, no sábado (13), na Manhã Pedagógica. O intuito foi dar início ao primeiro semestre letivo de 2016, aproximar o corpo docente da Instituição, traçar as metas e objetivos para este ano, bem como dar as boas-vindas aos novos professores.

No Salão Nobre “Eunézimo Lima”, as atividades foram iniciadas com um vídeo institucional, para mostrar a grandeza das unidades mantidas pela Fuom (Fundação Educacional De Formiga-MG), como o Colégio de Aplicação, o Centro Universitário de Formiga, o Clube Unifor-MG e a Fazenda Laboratório.

A abertura oficial do evento foi feita pelo reitor do Unifor-MG, Marco Antonio de Sousa Leão, que deu as boas-vindas a todos e apresentou os novos professores que ingressaram na instituição no segundo semestre de 2015 e no primeiro semestre de 2016. Também foi feita a apresentação dos novos coordenadores de cursos: Marianna Costa Mattos, do curso de Arquitetura e Urbanismo, André Carvalho Costa e Cléber Augusto Eliazar, respectivamente coordenador e adjunto dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura).

Investimentos

 Durante o pronunciamento, o reitor apresentou os investimentos nas partes física e administrativa realizados em 2015, como a edificação de diversas áreas e reformas. Entre elas, destacam-se as obras na Fazenda Laboratório, com a construção de salas de aula, do Laboratório de Irrigação e Mecanização Agrícola e de outros espaços para aulas práticas, reformas, aquisição de um terreno de 5 hectares anexo ao da Fazenda, a qual passou a ter 16,5 hectares; plantio de um bosque que está em andamento e compra de insumos para uso dos alunos e professores durante as aulas.

O Clube Unifor-MG também passou por uma reforma completa, com ampliação da Academia de Musculação, novo estacionamento, ampliação da quadra coberta, nova portaria e outras melhorias. O Reitor reforçou que o clube é de acesso gratuito a todos os alunos da Instituição e está à disposição dos professores, funcionários do corpo técnico-administrativo e da comunidade, com mensalidades a preços bastante acessíveis.

Marco Leão também falou sobre a aquisição de um imóvel no centro da cidade, cuja intenção é construir um novo prédio para o Colégio de Aplicação, mas a proposta ainda está em estudo.

Ainda na parte de investimentos físicos, foi concluído o segundo pavimento do Prédio 6, que abriga o Cepep (Centro de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Ensino a Distância), o Núcleo de Pesquisas e o Laboratório de Biblioteconomia, e construído o Centro de Estética. Outras melhorias foram: ampliação da Coordenação de Laboratórios, transferência e criação de alguns laboratórios, como Engenharia Aplicada e Operações Unitárias, Materiais e Termodinâmica; ampliação do Laboratório de Mineralogia; novo Laboratório de Informática; reforma do Laboratório de Parasitologia, Fisiopatologia e Análises Clínicas; troca de cercas e construção de muros ao redor do campus universitário.

O reitor ressaltou que o superávit da instituição é sempre revertido em melhorias e falou das expectativas para este ano. “Estamos conscientes que não será um ano fácil. Vamos trabalhar com muita tranquilidade e buscando o equilíbrio. Espero que tenhamos um 2016 tranquilo do ponto de vista de trabalho e desejo sucesso a todos”, finalizou.

Questões pedagógicas

A diretora Geral de Ensino, Inêidina Sobreira, falou sobre as questões pedagógicas da Instituição e dos desafios para 2016. Segundo ela, será um ano de superação das fragilidades detectadas em 2015 e o ano já começa com grandes dificuldades e desafios.

Durante a explanação, a diretora falou sobre a captação de alunos; evasão, com a exposição dos principais motivos que os alunos deixam os cursos de graduação; avaliação externa; avaliação dos estudantes e outros assuntos acadêmicos.

Em seguida, em salas de aula, os professores se reuniram em grupos com os coordenadores de cursos para apresentarem propostas e traçarem algumas metas, além de serem repassadas algumas orientações institucionais.

Após as reuniões em grupos, todos retornaram ao Salão Nobre, onde foi feita uma homenagem póstuma ao ex-vice-presidente da Fuom, Prof. Me. Georges Khouri, que faleceu em dezembro de 2015.

Para finalizar a Manhã Pedagógica, foi ministrada uma palestra pelo Prof. Dr. Dernival Bertoncello, com o tema “O papel do professor universitário na formação profissional e de cidadania de seus acadêmicos”, quando ele fez algumas reflexões sobre a importância do professor de cursos superiores para a vida profissional dos alunos.

 

Fonte: Informações Unifor-MG||

COMPATILHAR: