Professores da rede estadual fizeram manifestações em frente a três superintendências regionais metropolitanas de ensino, na manhã desta quinta-feira (20), em Belo Horizonte. Eles prometem seguir das sedes regionais para a Praça Sete, no Centro da capital. Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), os servidores protestam contra possíveis demissões e corte do ponto.
Pela primeira vez desde o início das negociações, em entrevista coletiva na quarta-feira, a secretária de educação, Vanessa Guimarães admitiu que a admissão de professores substitutos está sendo estudada e que há possibilidade de demissões.

Durante a manhã, a secretária de educação esteve reunida com os três superintendentes regionais metropolitanos e diretores de escolas que ficaram totalmente paradas com a greve dos professores, na Secretaria de Educação de Minas Gerais. A reunião sinaliza a tentativa do governo em negociar diretamente com a categoria, sem intermédio do Sind-UTE.

Protestos

Na Rua Congonhas, no Bairro Santo Antônio, Região Centro-Sul da capital, onde fica localizada a Superintendência Regional Metropolitana de Ensino A, cerca de 80 professores protestam usando os contra-cheques.

Na superintendência B, na Avenida Dom Pedro II, no Bairro Carlos Prates, Região Noroeste de BH, e na superintendência C, que está localizada na Avenida Portugal, no Bairro Santa Amélia, na Pampulha, também há concentração de profissionais da educação.

O sindicato informou também que, nesta quinta, profissionais da educação de outros municípios também devem realizar manifestações, mas não explicitou em quais cidades serão realizados os protestos.

COMPATILHAR: