Redação Últimas Notícias

Todas as escolas estaduais de Formiga aderiram por completo ou parcialmente à paralisação dos servidores da educação. Entre as reivindicações estão o aumento do piso salarial, pagamento do 13º salário e o fim do parcelamento dos salários.

Nesta terça-feira (10) a greve completa 28 dias. No município, os professores realizarão uma manifestação. A concentração do movimento ocorrerá ás 12h desta terça, na praça São Vicente Férrer. Alunos, pais e toda a comunidade estão sendo convocados para apoiarem a luta dos educadores.

A manutenção pela greve foi decidida em assembleia geral ocorrida na quinta-feira passada (5), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) onde líderes sindicais se reuniram com representantes do governo estadual para tentar costurar um pacto em prol do reajuste salarial. Contudo, segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), não houve acordo entre as partes.

O sindicato pede que o governador sancione o Projeto de Lei 1.451/2020 e a emenda 2/2020, que garante isonomia salarial ao funcionalismo e o pagamento do piso salarial nacional aos educadores. Em caso de sanção, os servidores recebiam um aumento de 41,7%.

O texto, elaborado pelo governador Romeu Zema (Novo), foi enviado à Assembleia em 6 de fevereiro e aprovado em 19 do mesmo mês e previa aumento escalonado apenas para os servidores da segurança pública. Contudo, a emenda 2/2020 também estendeu o reajuste às outras categorias.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação informou que os secretários Estado de Planejamento e Gestão, de Fazenda e de Educação disseram ao Sind-UTE na reunião que o Executivo “ainda realiza análise” da emenda.

A Educação também reafirmou “que respeita o direito constitucional de greve” e reiterou “que tem mantido um diálogo franco e aberto com representantes sindicais”.

A Secretaria de Planejamento e Gestão “ressalta que vem recebendo e dialogando com representantes dos sindicatos de todas as categorias”. O governo do estado também ressaltou que “70% dos servidores da Educação receberam o 13° salário integral”. O restante depende da operação financeira com nióbio.

Nova assembleia

Nesta quinta-feira (12), os servidores da educação realizarão uma nova assembleia. O encontro ocorrerá no pátio da ALMG, a partir das 14h.

A assembleia contará com a participação de professores formiguenses que já garantiram  que duas vans irão para Belo Horizonte.

Paralisação em Formiga

Das sete escolas estudais do município apenas duas aderiram à greve parcialmente: Aureliano Rodrigues Nunes e José Bernardes de Faria. Apesar de estarem em funcionamento, nenhuma turma do ensino médio está sendo atendidas.

Escolas Estaduais  

Escola Estadual Abílio Machado (Polivalente)
Adesão  

paralisada
Escola Estadual Aureliano Rodrigues Nunes atendimento parcial
Escola Estadual Jalcira Santos Valadão (Normal) paralisada
Escola Estadual Joaquim Rodarte paralisada
Escola Estadual Rodolfo Almeida paralisada
Escola Estadual Tonico Leite (GOT) paralisada
Escola Estadual  Jose Bernardes de Faria atendimento parcial

Com informações do Estado de Minas

COMPATILHAR: