Em comemoração ao Dia do Professor, celebrado nesta terça-feira (15), a Câmara Municipal de Formiga concederá outorga da Comenda Educador Paulo Freire nesta segunda-feira (14).
Serão homenageados dez professores e colaboradores que se destacaram na promoção de políticas, programas e projetos cujas contribuições e experiências foram relevantes para a educação de crianças, jovens e adultos no município.
A homenagem se dá por meio da lei municipal 4517, de 20 de setembro de 2011, de autoria do vereador José Geraldo da Cunha (Cabo Cunha).
Confira a lista de educadores que serão homenageados:
– Juliana Abadia Teixeira – Vereador Evandro Donizeth da Cunha – Piruca
– Ana Paula Miranda – Vereador Flávio Martins da Silva – Flávio Martins
– Cláudia de Oliveira – Vereador Flávio Santos do Couto – Flávio Couto
– José Ivo da Silva – Vereadora Joice Alvarenga Borges Carvalho – Joice Alvarenga
– Juarez Geraldo da Cunha – Vereador José Geraldo da Cunha – Cabo Cunha
– Gislaine Borges Ferraz – Vereador Marcelo Fernandes de Oliveira – Marcelo Fernandes
– Ricardo Augusto Bessas – Vereador Mauro César Alves de Sousa – Mauro César
– Ana Carolina da Cunha Rêgo – Vereador Sandromar Evandro Vieira – Sandrinho da Looping
– Normélia Gonçalves Vilela Coelho da Rocha – Vereador Sidney Geraldo Ferreira – Sidney Ferreira
– Eni Rios de Macêdo – Vereadora Wilse Marques Faria – Wilse Marques
Quem foi Paulo Freire
Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife e faleceu em São Paulo, no dia 2 de maio de 1997.
Ele foi um educador e filósofo brasileiro e se destacou por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.
Autor de “Pedagogia do Oprimido”, um método de alfabetização dialético, se diferenciou do “vanguardismo” dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.