O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realiza nesta quarta e quinta-feira (30 e 31) o I Simpósio de Trauma.

A capacitação ocorrerá entre 8h30 e 17h30, no Imperius Buffet, em Divinópolis, e é voltada para profissionais do Samu, Corpo de Bombeiros e da rede hospitalar da região oeste.

Vários temas relacionados ao assunto serão abordados por profissionais qualificados, como: cinemática e biomecânica do trauma, avaliação e segurança da cena, atualização do PHTLS (PreHospital Trauma Life Support) 9° edição, tempo de cena e desfecho para paciente traumatizado, atualização ATLS (Advanced Trauma Life Support) 10° edição, manejo da hemorragia e uso do ácido tranexânico nos pacientes traumatizados, manejo da via aérea no trauma, restrição de movimento de coluna. Mais de quinhentas pessoas devem participar do evento.

De acordo com o Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT ), a palavra “trauma”, do ponto de vista semântico, vem do grego trauma (plural: traumatos, traumas), cujo significado é “ferida”.

A terminologia trauma em medicina admite vários significados, todos eles ligados a acontecimentos não previstos e indesejáveis que, de forma mais ou menos violenta, atingem indivíduos neles envolvidos, produzindo-lhes alguma forma de lesão ou dano. Uma das definições adotadas se refere ao conjunto das perturbações causadas subitamente por um agente físico, de etiologia, natureza e extensão muito variadas, podendo estar situadas nos diferentes segmentos corpóreos. Independente de sua melhor definição, o fato é que o trauma é uma doença que representa um problema de saúde pública de grande magnitude e transcedência no Brasil, que tem provocado forte impacto na morbidade e na mortalidade da população.

Entre as causas de trauma, incluem-se os acidentes e a violência, que configuram um conjunto de agravos à saúde, que pode ou não levar a óbito, no qual fazem parte as causas ditas acidentais e as intencionais. Esse conjunto de eventos consta na Classificação Internacional de Doenças – CID, sob denominação de causas externas.

 

Fonte: Samu ||
COMPATILHAR: