O desafio diário do UNIFOR-MG é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e saber utilizá-los. É dentro desta perspectiva que a inserção do aluno de graduação em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa.

O Programa de Iniciação Científica do UNIFOR-MG foi implementado em 2007 e, atualmente, oferece três modalidades de bolsas para alunos do Ensino Superior e uma modalidade para alunos de Ensino Médio. São elas:

1) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/FAPEMIG): administrado diretamente pelas instituições, com o fomento e supervisão da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), e privilegia a participação ativa de alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica;

2) Fundo de Apoio à Iniciação Científica ? (FAPIC/Reitoria): programa mantido pela Reitoria do UNIFOR-MG, que tem como finalidade fomentar a Iniciação Científica no Centro Universitário, com descontos nas mensalidades de valores determinados, anualmente, pelo Conselho Superior de Normas;

3) Programa de Iniciação Científica Voluntário (PICV): criado em 2009, tem como finalidade incentivar os acadêmicos dos períodos iniciais a ingressarem na Iniciação Científica. O aluno não recebe bolsas institucionais ou isenção de mensalidades escolares, entretanto, goza de todos os outros benefícios provenientes da participação na iniciação científica;

4) Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC JR): em fase de implantação, tem como finalidade inserir alunos do Ensino Médio de escolas públicas em atividades de pesquisa científica, visando à construção de interações com o ambiente científico, por meio do desenvolvimento de projeto de pesquisa.

O Programa de Iniciação Científica do UNIFOR-MG está vinculado à Diretoria Geral de Ensino e, atualmente, é coordenado pela Profa. Dra. Ivani Pose Martins de Pádua.

Mais informações podem ser obtidas no Centro de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Ensino a Distância (CEPEP) do UNIFOR-MG, que fica no Prédio 2, 2º andar. O telefone para contato é: (37) 3329-1421.

Coluna
A partir dessa semana, o ?Resuminho? irá publicar, quinzenalmente, a coluna Iniciação Científica. Nesse espaço, serão editadas informações sobre os projetos de Iniciação Científica desenvolvidos no UNIFOR-MG e depoimento dos professores e alunos envolvidos. Confira! Conheça como são feitas as pesquisas e como fazer parte delas!

COMPATILHAR: