Será lançado nesta terça-feira (2) o programa Aliança pela Vida, uma parceria do Governo de Minas com entidades da sociedade civil para estabelecer medidas de enfrentamento às drogas, principalmente o crack. O programa faz parte do decreto assinado em fevereiro deste ano pelo governador Antonio Anastasia, que determina a aplicação de até 1% do orçamento de órgãos e secretarias do Estado para projetos de prevenção e combate às drogas.
Este ano, o investimento de R$ 70 milhões será destinado a cinco ações principais. O programa Rua Livre vai ocupar tradicionais locais de consumo e venda de drogas com atividades culturais, esportivas e de lazer. Um curso à distância, com carga horária de 80 horas, será ministrado pelo Canal Saúde para capacitar cerca de 150 mil profissionais das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social para atuar no enfrentamento do problema em Minas.
Para dar mais agilidade ao SOS Drogas/Ligue Minas 155, 20 pessoas foram qualificadas para trabalhar no atendimento. No projeto Socorro Familiar, equipes formadas por psicólogos e assistentes sociais atenderão familiares de usuários de drogas em casa.
Amanhã, será lançado edital para seleção de cem projetos de entidades sociais parceiras no Estado, que vão receber até R$ 70 mil para desenvolver ações.

COMPATILHAR: