Na semana passada, o Projeto Biblioteca Estação do Trabalhador encerrou as atividades na Lorena Confecções, onde esteve desde outubro de 2013.

Durante o encerramento, a coordenadora do projeto, a bibliotecária Regina Célia Reis Ribeiro, agradeceu a participação de todos os funcionários durante o desenvolvimento do projeto na empresa. Após os agradecimentos, as três funcionárias que mais realizaram empréstimo foram premiadas. Em 1º lugar: Vera Aparecida Carvalho; em 2º lugar: Jussara Aparecida Costa Lourenço e, em 3º lugar: Doralice Pereira da Cunha. Elas receberam brindes do Unifor-MG.

Em maio de 2015, o projeto completa 10 anos e já visitou 18 empresas de vários segmentos. A Biblioteca Estação do Trabalhador tem como principal objetivo fortalecer o hábito pela leitura de modo que se torne um prazer, a fim de aperfeiçoar a base de conhecimento dos trabalhadores. O projeto dá condições aos funcionários de terem acesso fácil à leitura, oportunidade de adquirirem mais conhecimentos, abrir novos campos, sem saírem do local de trabalho, já que muitos não têm tempo para frequentarem uma biblioteca.

Segundo a coordenadora do projeto, é necessário que a leitura chegue a todos os locais, assim é possível ter uma sociedade mais culta, produtiva e eficiente. A biblioteca itinerante oferece bons e selecionados materiais, como livros, revistas, obras infantis e DVDs.

O projeto

A Biblioteca Estação do Trabalhador é um projeto de extensão do Unifor-MG que tem como objetivos: incentivar o hábito da leitura, disponibilizar uma biblioteca que atenda aos trabalhadores e permitir o acesso à informação e à cultura no local de trabalho. O horário e o dia de funcionamento da minibiblioteca são sugeridos pela direção da própria empresa.

O serviço de empréstimo é realizado por estagiários do curso de Biblioteconomia do Unifor-MG. Durante o desenvolvimento do projeto nas empresas, também são realizadas atividades culturais, como palestras e ginástica laboral. Empresas interessadas em participarem do projeto podem entrar em contato com a bibliotecária Regina Ribeiro pelo telefone (37) 3329-1405 ou pelo e-mail [email protected].

COMPATILHAR: