O Projeto Conviver, por meio do Programa de Eficiência Energética da Cemig – Energia Inteligente, iniciou, no segundo semestre de 2010, o terceiro ciclo, atingindo não apenas a capital mineira e a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), mas também 93 municípios em todas as regiões de Minas Gerais.
Além de serem doados chuveiros eficientes, geladeiras de baixo consumo e lâmpadas fluorescentes compactas, em substituição a equipamentos de alto consumo de energia, para os clientes que desejam se regularizar junto à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) haverá doação de cinco mil padrões de entrada de energia.
Desde 2007, quando começou a ser implantado na RMBH, o programa já atendeu em todo o Estado mais de 260 mil famílias com visitas de orientação do uso correto e seguro da energia, além das doações dos equipamentos eficientes. Ao todo, já foram substituídas mais de 1,5 milhão de lâmpadas, 29,5 mil geladeiras e 20 mil chuveiros. Segundo o coordenador do Projeto na RMBH, Ronaldo Lucas Queiroz, a expectativa é de que, até 2011, 300 mil famílias sejam atendidas pelo Conviver na RMBH e interior do Estado, com investimento total de R$ 109 milhões.

O Projeto
O Projeto Conviver tem o objetivo de promover o acesso à prestação dos serviços de energia elétrica, adequando o valor da conta à capacidade econômica dos clientes das comunidades populares. O Conviver é voltado também para orientar os consumidores sobre ações e medidas de eficiência energética, que visam à conscientização quanto ao uso correto, eficiente e seguro da energia e mudanças de hábitos para evitar o desperdício de energia elétrica e os impactos ambientais.
Também atua para aumentar e melhorar a integração e convivência da Cemig com as comunidades, procurando responder aos questionamentos e dúvidas relacionadas à conta de luz, analisando possíveis parcelamentos de débitos para contas que se encontram em atraso e incentivando e orientando quanto ao uso da tarifa social e à isenção de impostos. Têm ainda como meta a regularização de ligações elétricas, a divulgação de dicas de economia, agilização da implantação de novas ligações e em outras demandas, como o atendimento e a análise de situações de risco com eletricidade.
Os consumidores cadastrados podem ter, ainda, seus equipamentos obsoletos substituídos por outros, mais eficientes. Para receber uma geladeira nova com selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), garantia de economia de energia, o consumidor deve estar ligado de forma regular à rede de distribuição de energia, ter sido visitado pelo Agente Conviver, consumir uma média mensal superior a 90 kWh e possuir uma geladeira ineficiente, ou seja, em condições precárias de funcionamento e utilização.
O Projeto Conviver, além dos ganhos diretos proporcionados às comunidades, traz também, para o nível empresarial, ganhos significativos na redução da inadimplência e de perdas de energia nas comunidades atendidas pelo projeto. Possibilitando, ainda, à empresa, o adiamento de investimentos em infraestrutura.

Economia na conta de energia
A substituição de equipamentos obsoletos por outros mais eficientes, aliada às orientações de eficiência energética repassadas pelos agentes, permite uma economia significativa no consumo de energia. Dessa forma, é possível reduzir o valor da conta, adequando-a ao bolso dos consumidores.
De acordo com Ronaldo Lucas, a substituição de uma geladeira em estado precário, que consome uma média de 60 kWh/mês, por uma nova, que consome 25 kWh/mês, proporciona uma economia de aproximadamente R$ 20 na conta de luz, ou ?o equivalente a quase 13 litros de leite por mês para cada família?, compara.
Com a instalação do sistema recuperador de calor, a economia alcançada pode chegar a 30% do consumo mensal de cada residência. Já as lâmpadas fluorescentes, doadas a todas as famílias visitadas pelos agentes do projeto, consomem quatro vezes menos energia do que as incandescentes, normalmente utilizadas em residências.

COMPATILHAR: