Nesta sexta-feira (24), foi protocolado na Câmara Municipal, um projeto de lei que institui a Política Municipal de Estímulo à Inovação tecnológica e ao Empreendedorismo Inovador em Formiga, por meio do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, do Fundo Municipal de Apoio, bem como do Programa de Pré-Incubação, Incubação Avançada e a Incubadora de Empresas de base tecnológica e startups. A proposta visa ao crescimento sustentável do município.

O secretário municipal de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico, Alisson Sá, informou que o projeto é parte integrante do Programa de Metas da Administração (Agenda 2020), que tem como ação de desenvolvimento local viabilizar estudos para implantação de incubadora de base tecnológica, e foi desenvolvido pelo grupo de trabalho formado em julho de 2017, com a participação de membros do poder público municipal, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Educação; da Câmara Municipal; dos representantes do governo estadual; das instituições de ensino; do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Formiga; do Unifor-MG, do Sebrae e da Acif/CDL.

Para o prefeito Eugênio Vilela, apresentar este projeto faz parte do trabalho de desenvolvimento do município, fomentando a economia, criando oportunidades e gerando riqueza através da tecnologia da informação. “Aprovado pela Câmara, daremos novos passos em proporcionar condições de crescimento tecnológico, valorizando o conhecimento gerado em Formiga”, disse.

Segundo dados do Censo da Educação Superior 2015, realizado pelo INEP/MEC, Formiga contava com 3,9 mil alunos matriculados em cursos superiores nas mais diversas áreas do conhecimento. Os alunos estavam matriculados no Unifor-MG e no IFMG campus Formiga, além dos estudantes matriculados em cursos superiores ofertados na modalidade à distância, cuja oferta tem crescido no município. São futuros engenheiros em diversas áreas, cientistas da computação, administradores, advogados, contadores, entre outros, representando, na era da economia do conhecimento, um capital humano de valor inestimável.

Entretanto, este capital humano não tem sido aproveitado adequadamente para promover o desenvolvimento do município e região, visto que a cidade não conta com uma economia capaz de absorvê-lo de forma eficiente. Isto é, o município conta com instituições de ensino e pesquisa importantes, mas exporta o elemento mais desejado na economia moderna, pessoas altamente qualificadas.

Para o diretor geral do IFMG, Washington Santos Silva, o encaminhamento deste projeto de lei municipal de inovação é a mais relevante iniciativa pensando-se no desenvolvimento de médio e longo prazos no município. “A criação de um de sistema e de uma infraestrutura para fomento e da inovação tecnológica e do empreendedorismo inovador no município permitirá termos alguma chance de reter no município os talentos formados pelas instituições de ensino aqui localizadas, parabenizo a todos os membros do grupo de trabalho e ao prefeito Eugênio Vilela pela visão e apoio.”

Projetos similares já são desenvolvidos em cidades como Itajubá e Santa Rita do Sapucaí. Na região, Itaúna já está estruturando a incubadora. Formiga possui o Polo de Inovação ligado ao IFMG, focado em sistemas automotivos inteligentes e de ponta. O projeto de incubação visa a incentivar a formação e o desenvolvimento da tecnologia da informação no município.

O grupo de trabalho formado no ano passado para elaboração do projeto (Foto: divulgação Decom)

 

 

 

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: