O projeto da formiguense, Fernanda Frazão, intitulado A história da moda pela fotografia: a apresentação de mulheres formiguenses, suas roupas e seus modos na primeira metade do século XX, foi selecionado pelo ?Programa Mais Cultura ? Microprojetos Rio São Francisco?, mantidos pela Fundação Nacional das Artes (Funarte) e pelo Ministério da Cultura.
De acordo com Fernanda, a proposta foi contemplada na área de moda e propõe um registro histórico das mulheres formiguenses, durante a primeira metade do século XX, bem como a moda em circulação no município. ?Naquele contexto, a moda era uma das poucas formas das mulheres se expressarem. A ideia agora é perceber como isso aconteceu, em Formiga, e analisar as relações das formas das peças usadas com a circulação social feminina?, explicou.
O trabalho será desenvolvido em duas etapas. A primeira será um levantamento de fotografias de mulheres da cidade de Formiga, entre as décadas de 1900 e 1950 e, para tal, solicita-se a colaboração da comunidade formiguense, enviando fotografias de mulheres de seus acervos pessoais. ?O edital foi enviado em março do ano passado. Eu obtive a resposta em agosto e, em novembro, a verba foi disponibilizada?, explicou Fernanda.
A segunda etapa do trabalho será reproduzir os modelos que predominarem no vestuário feminino, para cada década, a partir das fotografias. Os modelos serão confeccionados com a ajuda de jovens do município, de 17 a 29 anos, com interesse no ramo de facção e moda. O resultado do trabalho será apresentado à comunidade em exposições, com datas e locais a serem divulgados.
Ainda, conforme Fernanda Frazão, é importante a proposta, pela participação feminina no processo histórico da cidade ? assim como não pode ser negada para nenhuma outra instância maior, níveis nacionais e mundiais. A cidade já teve seu nome divulgado, em matérias de jornais e revistas de circulação nacional, a respeito da participação das mulheres na economia do município. Além disso, houve produções acadêmicas a esse respeito, através da atuação das mulheres na indústria têxtil e importância disso nos núcleos familiares, como participação importante nos rendimentos.
Os interessados em colaborar com fotografias podem entrar em contato com Fernanda Frazão pelos números 9127-7297 e 9805-4725, ou ainda, pelo email [email protected]. O trabalho pode ser acompanhado por meio da página do projeto no Facebook, ?Mulheres formiguenses: memória, fotografia e moda?.

COMPATILHAR: