Em meio à pandemia do Coronavírus, deu entrada na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 001/2021, que reconhece a prática de atividades e exercícios físicos como essenciais para a população de Formiga em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, bem como em espaços públicos, em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais. A proposta é do vereador Cid Corrêa.

De acordo com o projeto, os estabelecimentos prestadores de serviços destinados à prática de atividades e exercícios físicos são: clínica de fisioterapia, academia de musculação, ginástica, pilates, natação, hidroginástica, artes marciais e todo tipo de esportes.

Vereador Cid Corrêa – Divulgação

Segundo a justificativa, a prática periódica de atividades e exercícios físicos, respeitadas as recomendações sanitárias, de higiene e convívio social, são estimuladas tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como pelo Ministério da Saúde, basicamente porque o bom condicionamento físico está diretamente associado a melhor ativação do sistema imunológico em seres humanos.

“As atividades e exercícios físicos contribuem com a saúde física e mental, sendo que nos estabelecimentos para essa finalidade todas as medidas de proteção são tomadas (máscaras, álcool em gel, higienização do ambiente, distanciamento e número reduzido de alunos e praticantes), o que garante proteção contra a transmissão do novo coronavírus e de outras doenças contagiosas. Vale ressaltar que em vários municípios brasileiros a proposta já virou lei”, explicou o vereador e autor do projeto.

COMPATILHAR: