Na sexta-feira (23), o vereador Sandromar Vieira (Sandrinho da Looping/PDT) protocolou na Câmara, o Projeto de Lei 147/2018 que visa regulamentar o horário de funcionamento e disponibilidade de acesso aos terminais de caixas eletrônicos em Formiga.

De acordo com a proposta, os estabelecimentos bancários do município deverão manter disponíveis e acessíveis os serviços dos caixas eletrônicos, diariamente, das 7h às 22h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

O descumprimento das disposições sujeitará multa de 100UFMF’s (Unidade Fiscal do Município de Formiga) equivalente a R$23.944e, em caso de reincidência, multa de 220 UFMF’s (equivalente a R$47.888).

O projeto visa atender a maioria da população economicamente ativa, que geralmente trabalha no horário comercial e dispõe apenas do horário de almoço para serviços bancários. Porém, por se tratar de um horário muito reduzido, acaba não dispondo de tempo e tranquilidade para realizar pagamentos, saques, etc.

De acordo com Sandrinho, nos últimos meses, várias reclamações por parte da população de Formiga foram feitas, onde vereadores reafirmaram pedidos para que o problema fosse resolvido, porém sem êxito.

Ainda segundo o edil, o atual funcionamento dos caixas eletrônicos está prejudicando as pessoas que precisam desse tipo de serviço. “Essa medida trará mais qualidade de vida ao trabalhador, que muitas vezes, só consegue se deslocar às agências depois do horário do seu expediente de trabalho. Dessa forma, o projeto beneficiará quem precisa fazer o serviço de banco e enfrenta transtornos no horário comercial”, destacou o vereador.

Por meio de ofício, alguns vereadores já haviam cobrado informações sobre o funcionamento de autoatendimento da Caixa Econômica.

COMPATILHAR: