O Projeto ?Leitura: Asas da Liberdade?, coordenado pela professora Tânia de Fátima Gontijo Fonseca, está promovendo, gratuitamente, uma nova atividade de extensão, junto a estagiários do curso de biblioteconomia. A primeira ação do projeto teve início nesta quinta-feira (28), na Sala de Danças do Unifor-MG e terá continuidade até o mês de novembro.
A ação, intitulada ?Manhã de Leitura Afetuosa no Projeto Leitura: Asas da Liberdade?, tem uma carga horária total de 400 horas e é realizada no Centro Universitário de Formiga. O objetivo da atividade é interagir o curso com a comunidade local, por intermédio de um programa biblioterápico (leitura terapêutica) voltado a crianças que necessitam de melhora no desempenho escolar.
Todo mês, das 8h30 às 11h, 15 alunos da Escola Municipal José Honorato de Castro, de Formiga, participarão de ações variadas, de cunho lúdico e recreativo, com o intuito de promover o crescimento e o desenvolvimento dos estudantes e comprovar que a biblioterapia é um instrumento de motivação para a aprendizagem e a socialização.
Segundo a professora Tânia de Fátima, o trabalho tem importância fundamental tanto para os acadêmicos quanto para as crianças. ?Para os estagiários, é importante vivenciar novas formas de atuação do profissional, além de perceberem que, a partir dessa experiência, o bibliotecário pode ?apostar? no trabalho com histórias, uma vez que as mesmas, para atuarem como valioso recurso terapêutico, devem ser escolhidas de acordo com as características de cada pessoa, atendendo aos problemas individuais. Nesse caso específico, a escolha se deu de acordo com o perfil dos alunos, que necessitam melhorar o processo de aprendizagem. Com relação às crianças, as histórias levarão a reflexões e a situações diferenciadas, contribuindo para que as mesmas possam construir outras possibilidades de se relacionar cognitiva, afetiva e socialmente e, nesse sentido, superar dificuldades?, ressalta.
Sobre o Unifor-MG, a professora comenta a responsabilidade social da instituição. ?É preciso criar instrumentos que possibilitem pensar além do ambiente acadêmico, criando espaços de diálogo na comunidade, os quais são enriquecedores e atendem às necessidades de outras unidades. Certamente, com esse trabalho, [a instituição de ensino} oferece uma excelente oportunidade para as crianças de, quem sabe, se encontrarem e se despertarem, com gosto e prazer, para um novo aprendizado.?

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