O Unifor-MG, em parceria com o curso de biblioteconomia e com a Biblioteca Ângela Vaz Leão, desenvolve, há cinco anos, o Projeto Biblioteca Estação do Trabalhador. Coordenado por Regina Célia Reis Ribeiro, o trabalho tem como principais objetivos incentivar o hábito da leitura e facilitar o acesso a materiais que promovam cultura e informação.
Segundo a bibliotecária que coordena o projeto, o Biblioteca Estação do Trabalhador foi escolhido para fazer parte das publicações inseridas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), ambiente eletrônico desenvolvido pelo Governo Federal, voltado para ações relacionadas a livro, leitura, literatura e bibliotecas. Por esse motivo, irá fazer parte das divulgações da 21a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que será promovida de 12 a 22 de agosto, no Anhembi.
Para a coordenadora, fazer parte, ainda que indiretamente, de um evento de tamanha importância nacional e até mesmo mundial, significa ter o trabalho reconhecido, o que simboliza um prestígio e uma felicidade enormes. ?A escolha do projeto para fazer parte do mapa de ações do PNLL é a concretização daquilo em que acredito como bibliotecária: precisamos promover a busca pelo conhecimento também fora do espaço da biblioteca. O resultado positivo só foi possível graças ao apoio das empresas participantes?, comenta Regina Célia.
Biblioteca Estação do Trabalhador
Buscando integrar universidade e sociedade, foi criado o Projeto Biblioteca Estação do Trabalhador. Por meio de doações recebidas de escritores, editoras e comunidade, o acervo do projeto foi estabelecido. Qualquer segmento empresarial pode participar do projeto, desde que a gerência queira promover uma melhoria no desempenho oral e escrito dos trabalhadores, proporcionando-lhes flexibilidade e independência, características necessárias à adaptação ao exigente mercado de trabalho, permitindo, dessa forma, o crescimento da mesma.
O Projeto Biblioteca Estação do Trabalhador é desenvolvido por meio de uma caixa-estante, levada às empresas e colocada em local de fácil acesso. A mesma permanece na empresa por um ano, oferecendo material diversificado, como livros didáticos e de literatura, DVDs, revistas, etc. O horário e o dia de funcionamento da minibiblioteca é sugerido pela própria empresa.
A minibiblioteca fica à disposição do trabalhador para empréstimo de materiais uma vez por semana. O leitor pode retirar quatro volumes, por um prazo de quinze dias. Ao final do período do contrato, é premiado o funcionário que mais realizar empréstimos.
A equipe do Projeto Biblioteca Estação do Trabalhador é composta por duas bibliotecárias, um estagiário (acadêmico do curso de biblioteconomia) e professores e alunos de diversos cursos oferecidos pelo Centro Universitário, para que sejam desenvolvidas as atividades culturais. O monitoramento da caixa-estante é realizado pela coordenadora do projeto e a troca do acervo é realizada a cada seis meses.
Em local e data definidos pela empresa e com participação livre do trabalhador, também são realizadas atividades culturais, como palestras e ginástica laboral.
Em cinco anos de funcionamento, o projeto já alcançou os principais objetivos: disponibilizar uma biblioteca que atenda aos trabalhadores; incentivar o hábito da leitura, permitindo o acesso à informação e à cultura no local de trabalho; e contribuir para educar, valorizar e preservar documentos inerentes às empresas.
Empresas interessadas em participar podem entrar em contato com a bibliotecária Regina, pelo telefone: (37) 3329-1405 ou pelo e-mail: [email protected].
PNLL
O Projeto Biblioteca Estação do Trabalhador está publicado no Mapa de Ações do PNLL, no Eixo Democratização ? Projetos. O Plano Nacional do Livro e Leitura é um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país, empreendidos pelo Estado (em âmbito federal, estadual e municipal) e pela sociedade.
A prioridade do PNLL é transformar a qualidade da capacidade leitora do Brasil e trazer a leitura para o dia-a-dia do brasileiro. O objetivo é assegurar e democratizar o acesso à leitura e ao livro a toda sociedade, com base na compreensão de que a leitura e a escrita são instrumentos indispensáveis para que o ser humano possa desenvolver, plenamente, suas capacidades individuais e coletivas. De acordo com o projeto, somente assim, o indivíduo pode exercer seus direitos integralmente e participar da sociedade; melhorar seu nível educativo; fortalecer os valores democráticos; ser criativo; conhecer os valores e modos de pensar de outras pessoas e culturas; e ter acesso às formas mais verticais do conhecimento e à herança cultural da humanidade.

COMPATILHAR: