O UNIFOR-MG, por intermédio da Profa. Ms. Ana Paula Maia Lima, com o apoio da coordenadora de Fisioterapia, Profa. Ms. Roberta Avelar Araújo Garcia, desenvolve, desde o ano passado, o Projeto Pró-Fisio: Empresas.

O projeto tem como objetivo desenvolver, gratuitamente, uma fisioterapia preventiva, em empresas formiguenses e da região, através de atividades laborais que preparam os trabalhadores para a jornada de trabalho.

Segundo a professora responsável pelo projeto, o trabalho desenvolvido é muito importante, pois diferencia o estudo e beneficia a comunidade. ?Os alunos colocam em prática as atividades vistas em sala de aula e visualizam situações reais da profissão. Os trabalhadores atendidos garantem qualidade de vida, além de obterem melhor rendimento no trabalho e mais sociabilidade?, explica. A professora confirma, ainda, o papel do UNIFOR-MG nesse trabalho: ?o Centro Universitário prima, sempre, pela responsabilidade social. Com esse projeto, a ajuda acadêmica atinge uma classe carente de atendimento preventivo, que é representada pelos trabalhadores. Portanto, o projeto representa, também, um ensino diferenciado aos alunos, que aprendem a lidar com a situação e podem expandir o trabalho após a formação, já que, explorar a área empresarial através da fisioterapia é um mercado ainda novo na região?, conta.

Há um ano sendo desenvolvido no UNIFOR-MG, a partir desse mês, o trabalho foi implantando na empresa Cal Arco-Íris, de Formiga/MG. De acordo com Ana Paula, ?este é um projeto-piloto, que será desenvolvido na empresa, durante três meses, para analisarmos se os colaboradores correspondem às atividades implementadas. Caso dê certo, o UNIFOR-MG pretende expandir a atuação a outros empresários interessados?.

Os atendimentos são feitos nas terças e quintas, no período vespertino, e, caso seja estabelecido um vínculo efetivo com a empresa, o projeto continuará prestando atendendo por tempo indeterminado no local. Os alunos que promovem as atividades são: Waldemar, do sexto período; Lucila, Fabiane e Meiriane, todas do sétimo período.

Formação profissional
A Profa. Ms. Ana Paula Maia Lima é fisioterapeuta, formada pela UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais)/Lavras, e leciona no quarto, sexto e sétimo períodos do curso de Fisioterapia. Ela é especialista em Ortopedia e Traumatologia, pela UNICLAR (Centro Universitário Claretiano)/Batatais/SP; especialista em Reabilitação Uroginecológica, pela CBES (Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos)/SP; e mestra em Efetividade em Saúde Baseada em Evidência, pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo)/EPM (Escola Paulista de Medicina).

COMPATILHAR: