No dia 26 de outubro, o professor Anísio Cláudio Rios Fonseca, que leciona nos cursos de engenharia ambiental e sanitária, engenharia civil e química e é coordenador do acervo mineralógico do Unifor, junto à aluna Jordana Luísa de Castro, do 6o período de ciências biológicas, bolsista da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), fez a doação de um acervo mineralógico ao Museu Histórico Municipal Francisco Fonseca, de Formiga.
A ação foi realizada por intermédio do Projeto ?Geologia para Todos?, desenvolvido no Centro Universitário, com o apoio da Fapemig, que tem como um dos objetivos a montagem de coleções didáticas para escolas e demais órgãos, visando a formação de pequenos museus. Segundo o professor, ?a doação das peças foi feita tempos atrás, no intuito de ampliar o acesso da comunidade a materiais mineralógicos, já que existe uma certa dificuldade em relação a isso. Iniciado o projeto, decidi, junto à aluna Jordana, que colabora com o desenvolvimento desse trabalho, formalizar a doação?, conta.
Os materiais foram todos catalogados e dispostos pelo professor e pela aluna no museu. O mobiliário utilizado para a montagem do acervo foi adquirido pelo órgão, que terá, agora, mais um ambiente permanente aberto à visitação pública. ?Além desse trabalho, também realizei a catalogação de todo o acervo arqueológico do museu, gratuitamente?, explicou o professor.
Anísio Fonseca conta que, antes da montagem do acervo, vários encontros foram realizados entre ele, a secretária municipal de Cultura de Formiga, Maria Andrada, e a coordenadora do museu, Lúcia de Fátima Vieira da Silva. ?Até que tudo fosse definido, entrei várias vezes em contato com as responsáveis pelo órgão. Após a montagem, deixamos à disposição delas um arquivo com todas as classificações dos minerais e rochas doados. Em relação ao material disponibilizado, daremos assistência técnica permanente, inclusive, substituindo as peças de qualidade inferior por outras de melhor qualidade, sempre que possível?, explica.
Outras ações
Por intermédio do projeto, a doação de uma coleção didática de minerais e rochas foi feita à Escola Estadual Padre José Venâncio, de Pains, com o objetivo de resgatar a existência e atividades dos museus nas escolas.
Em breve, mais duas instituições de ensino receberão outras coleções: o Colégio Santa Teresinha e a Escola Estadual Jalcira Santos Valadão, ambas de Formiga.

COMPATILHAR: