Um projeto inovador, voltado para a ressocialização dos condenados da Penitenciária Regional de Formiga, foi lançado nesta sexta-feira (16), com a presença de diversas autoridades e também de 16 apenados educandos.
O projeto é de autoria do juiz Richard Fernando da Silva e foi intitulado como Leitura Liberta dando duplo sentido: um deles é que a leitura mexe com o imaginário, portanto, deixa a mente das pessoas livres, o outro sentido é que, por meio do projeto, os condenados terão remissão de parte do tempo da pena, ou seja, ficarão livres em menor espaço de tempo.
Uma comissão que participa do projeto fará o acompanhamento da leitura dos educandos, que será uma leitura formal e disciplinada. Os livros são indicados por profissionais das áreas de biblioteconomia, letras, direito, serviço social e psicologia.
Ao final da leitura de cada livro, os educandos serão submetidos a um Teste Individual de Leitura (TIL). No caso de serem aprovados, a pena deles será recalculada e então diminuída. O número de dias que a pena será diminuída depende do prazo de leitura e varia de 1 a 10 dias.
Durante o lançamento do projeto, o coronel Murilo Foschete elogiou a iniciativa e mostrou a importância de dar aos condenados oportunidades de eles se ressocializarem e ressaltou que esse projeto é um exemplo a ser seguido em todo o sistema prisional.
O juiz Richard Silva, idealizador do projeto, revelou que este era um sonho antigo e que o Leitura Liberta estava sendo formatado há dois anos. O magistrado destacou que acredita na mudança de comportamento dos condenados e que a leitura vai ser uma boa oportunidade para eles saírem dali pessoas melhores, além de terem a oportunidade de remissão das penas.
Inicialmente, 16 educandos participam do projeto. Eles fizeram um termo de solicitação para aderirem à iniciativa e, na solenidade de lançamento, cada um recebeu o primeiro livro para leitura, com o cuidado de cada obra literária ter relação com a história de vida do condenado, de modo que eles reflitam sobre suas próprias vidas.
Um dos educandos falou em nome dos companheiros e agradeceu ao juiz Richard Silva e a todos os envolvidos no projeto por darem a eles esta oportunidade. Agora eles iniciam as leituras e, quando se sentirem preparados, solicitam o Teste Individual de Leitura. Se aprovados, começam a serem recalculadas as penas, se reprovados, eles terão que reler o livro e repetir o teste.

COMPATILHAR: