No próximo dia 18, sábado, às 14:00 h, o UNIFOR-MG, por intermédio do Projeto Leitura Viva, irá inaugurar uma brinquedoteca. O evento será realizado no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida, localizado na rua Cristovão Colombo, número 119, em Formiga/MG, e toda a comunidade está convidada a participar.

A brinquedoteca, que fica no mesmo local onde funciona a Biblioteca Leitura Viva, disponibiliza um acervo composto de jogos e brinquedos, tais como: dominós, quebra-cabeças, dama, xadrez, jogo de boliche, bonecas, carrinhos, entre outros.

Na oportunidade, em parceria com o Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida, será realizada uma tarde de lazer, com muitas brincadeiras. De acordo coma coordenadora da Biblioteca Ângela Vaz Leão, Virgínia Vaz, ?a presença da brinquedoteca na vida das crianças tem papel fundamental, uma vez que proporciona aprendizagem, formação de novos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, de forma natural e agradável. A brinquedoteca é um espaço que reúne muitas possibilidades e potencialidades para desenvolver trabalhos sérios e relevantes para as crianças, através da brincadeira. Ela resgata a importância do brincar, além de oferecer momentos criativos e alegres?, enfatiza.

Projeto Leitura Viva
Coordenado pela bibliotecária Cidinha de Castro Campos, o Projeto Leitura Viva completa quatro anos em abril e comemora a data com todos os que acreditaram e colaboraram com o trabalho. Segundo a coordenadora, ?pela parceira com o Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida, onde está instalada a Biblioteca Leitura Viva, foram adquiridos brinquedos variados para atender a crianças de diversas faixas etárias da comunidade?, explica.

O projeto tem como objetivos disponibilizar um espaço lúdico-pedagógico, permitir que as crianças tenham acesso aos brinquedos e às brincadeiras, assim como à leitura, e revelar a importância da ação lúdica na vida e no aprendizado da criança. Outra finalidade do projeto é investir no aperfeiçoamento dos acadêmicos do curso de Pedagogia e de todos os participantes da equipe da brinquedoteca, visando não só à vivência da fundamentação teórica na prática da extensão, mas também à evolução constante na melhoria da atenção e na qualidade do trabalho desenvolvido com as crianças.

O projeto também conta com a participação de universitários do Projeto Amigos do Bairro, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia. São eles: Deisilene, Iolanda Catrini, Leidiane, Lidiane, Margarete e Priscila.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o link Bibliotecas, no endereço eletrônico do UNIFOR-MG: www.uniformg.edu.br, e clique em Projeto Leitura Viva.

COMPATILHAR: