O projeto “Praia Para Todos”, que visa facilitar a ida de cadeirantes à Praia Municipal, foi inaugurado neste sábado (15) em Lagoa da Prata. De acordo com o secretário de Turismo e Cultura da cidade, Patrício Gontijo, foram construídos banheiros adaptados e quatro cadeiras anfíbias foram adquiridas para viabilizar o projeto.

As cadeiras anfíbias são cadeiras de rodas feitas em aço inox com rodas mais largas e adaptadas para areia, que não afundam na água e aguentam até 120kg.

A iniciativa, de acordo com o secretário, visa proporcionar um banho seguro e confortável para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida na época mais quente do ano.

“Durante o verão, a praia recebe cerca de três mil banhistas todo domingo. Com as cadeiras, quem tem alguma dificuldade de locomoção também vai poder aproveitar a Prainha”, contou.

História

A Praia Municipal de Lagoa da Prata, que completa 50 anos em 2018, é uma das maiores lagoas em área urbana do Centro-Oeste Mineiro com quase quatro mil metros quadrados de área.

A lagoa é cercada por areia e, por isso, foi batizada de Praia Municipal. Também foi inspiração para o nome da cidade, que completa 80 anos, devido à tonalidade prateada que a água do local ganha ao final do dia.

Agora, a área poderá ser aproveitada por quem tem alguma deficiência ou dificuldade de locomoção. Segundo Patrício, as cadeiras poderão ser utilizadas de graça pelos cadeirantes que frequentarem o local.

“Os salva vidas vão emprestar a cadeira para o portador de necessidades especiais que estiver com um acompanhante, para que eles possam entrar na água”, disse.

Para a coordenadora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, Lurdes Borges, a nova aquisição irá melhorar a qualidade de vida dos cadeirantes.

“Antes o local não tinha acessibilidade. A cadeira de rodas não conseguia chegar até a areia e até a água, e o desejo deles de estar junto dos outros, na interação social, ficava limitado. Agora, vai beneficiar a qualidade de vida deles e isso é muito importante”, revelou.

Com as cadeiras, a Praia Municipal passará, também, a oferecer sessões de fisioterapia aquática na cidade. De acordo com o secretário, instituições da cidade receberão tratamento especializado no local.

 

Fonte: G1 ||https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2018/12/16/projeto-para-facilitar-ida-de-cadeirantes-a-praia-municipal-e-inaugurado-em-lagoa-da-prata.ghtml

COMPATILHAR: