Proporcionar mais saúde e bem-estar, melhorar a qualidade de vida dos pacientes e diminuir as doenças, principalmente as cardiovasculares, são os objetivos de mais um projeto desenvolvido pelo curso de fisioterapia do Centro Universitário de Formiga, com a participação dos estagiários da Clifor (Clínica Escola de Saúde do Unifor-MG). Projetos de extensão como esse proporcionam mais aprendizagem aos estudantes do curso e diversos benefícios para a comunidade.
De acordo com a supervisora do projeto, Ywia Danieli Valadares, as ações são desenvolvidas uma vez por semana, desde agosto deste ano. Os pacientes se reúnem no PSF (Programa de Saúde da Família) do bairro Água Vermelha, onde, inicialmente, são feitos exame de frequência cardíaca e aferição da pressão arterial. Em seguida, os estagiários levam os participantes do projeto para a Pista de Atletismo do Unifor-MG para uma caminhada de aproximadamente 30 a 40 minutos. Porém, antes e depois das atividades, é preciso alongar o corpo para prevenir dores musculares. Os pacientes ainda participam de palestras e de atendimentos na Clifor.
A atividade é aberta a toda a comunidade, mas a maioria do público é de idoso, grupo que necessita de maior atenção quanto à saúde. A caminhada contribui para a prevenção da osteoporose, doença silenciosa que atinge, atualmente, cerca de 10 milhões de brasileiros. A falta de atividade física pode contribuir para o avanço da doença e aumentar ainda mais o risco de quedas e fraturas. Atividades ao ar livre, como caminhadas e corridas, e o fortalecimento muscular, colaboram para prevenir ou amenizar os sintomas.
De acordo com a supervisora do projeto, a atividade contribui, ainda, para aliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos em sala de aula com a prática e para proporcionar mais interação entre os acadêmicos e os pacientes. Para a estudante Gleice Mendonça, do 6º período do curso de fisioterapia, o projeto é uma forma de melhorar o aprendizado e de ter contato com a realidade da profissão. ?Esse projeto é muito importante tanto para os alunos quanto para os pacientes que têm a oportunidade de terem contato com as atividades físicas, como caminhadas e alongamentos. É muito gratificante poder ajudá-los a ter uma melhor qualidade de vida. No projeto, podemos ter uma noção da prática, então, ajuda muito para, futuramente, termos mais facilidade para lidar com os pacientes?.

COMPATILHAR: