Os vereadores aprovaram, na reunião desta segunda-feira (3), o projeto de lei 654/2012, que tem como objetivo criar o Curso Suporte Básico de Vida- Primeiros Socorros para os profissionais de educação de escolas e creches da rede pública de Formiga.
O projeto é de autoria do vereador José Geraldo da Cunha (Cabo Cunha/PMN). De acordo com a proposta, a capacitação visa propiciar aos profissionais que, trabalham diretamente com crianças e adolescentes, o mínimo de conhecimento para reconhecerem uma situação de emergência e atuarem no primeiro atendimento à vítima.
A implementação do programa, compreendendo sua carga horária e seu conteúdo pragmático, será efetivada pelo Poder Executivo, mediante convênio com o Corpo de Bombeiros.
Na justificativa do projeto, cabo Cunha ressalta que a melhor maneira de evitar acidentes é por meio da prevenção. É bastante comum a criança se colocar em situação de perigo, por causa de sua curiosidade e necessidade de aprendizado. Com isso, é importante que o profissional da educação se mantenha informado sobre os primeiros cuidados que devem ser tomados quando os acidentes acontecem.
Os primeiros socorros protegem a vítima contra maiores danos, até a chegada de um profissional da saúde especializado. Na opinião de Cabo Cunha, o educador deve ter um mínimo de conhecimento para prestar os primeiros auxílios às crianças e adolescentes.
De acordo com o vereador, em conversa com o comandante do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros, ele demonstrou interesse nessa parceria com o Poder Executivo, no sentido de ofertar o curso de Suporte de Vida ao público civil.
?O Corpo de Bombeiros entendeu a necessidade desse projeto para a vida de nossas crianças e adolescentes. Tenho certeza que o Executivo não vai vetar esse projeto, pois não tem gastos, e quem vai ofertar o curso é o Corpo de Bombeiros?, ressaltou Cabo Cunha.
O projeto agora segue para o Gabinete do Executivo para que o prefeito Aluísio Veloso avalie se deve sancioná-lo ou não.
Outro projeto aprovado
O projeto de lei 659/2012, que autoriza o município de Formiga a permutar imóvel de sua propriedade, caracterizado como sendo loja 02 do terminal Rodoviário de Formiga, pelo imóvel de propriedade de Elmer Flávio Ferreira Mateus, caracterizado como sendo um terreno vago, aos fundos da casa nº 21, localizada à rua Benjamin Constant. O objetivo do referido projeto é possibilitar a expansão da unidade do Pronto Atendimento Municipal.

COMPATILHAR: