Foi aprovado nesta terça-feira (12) em primeiro turno um Projeto de Lei (PL) que prevê a rápida liberação de rodovias em caso de acidentes com cargas perigosas nas estradas mineiras. O projeto, de autoria do governador Fernando Pimentel, segue agora para o segundo turno.

O intuito é tentar reduzir o tempo de fechamento das rodovias após o acidente. O texto prevê ações como isolamento imediato, acionamento dos órgãos competentes e do serviço de atendimento a emergências do transportador o quanto antes.

Segundo o texto, as primeiras ações emergenciais devem ocorrer em até 2h após o acidente e em até 4h, deve ser disponibilizado o transbordo da carga e toda a limpeza da pista, além da remoção do veículo acidentado.

Em muitos acidentes com cargas perigosas, a demora para a liberação da pista é grande. De segunda (11) para terça (12) desta semana a BR-040 ficou 18 horas interditada após um acidente com carga perigosa.

 

Fonte: O Tempo ||http://www.otempo.com.br/cidades/projeto-que-prev%C3%AA-libera%C3%A7%C3%A3o-r%C3%A1pida-das-rodovias-em-acidente-%C3%A9-aprovado-1.1552857

COMPATILHAR: