Com o intuito de desenvolver atividades educativas para a promoção da saúde e prevenção de agravos, o Unifor-MG está promovendo o projeto ?Saúde no Campus?. A proposta foi apresentada pela coordenadora do curso de enfermagem, professora Maria das Graças Oliveira. Essa ação acontece uma vez por mês, na Praça de Alimentação do Prédio 1 e no hall de entrada do Prédio 4.
O projeto ?Saúde no Campus? teve início no mês passado, no Prédio 1 e no dia 26 no Prédio 4. Os alunos do curso de enfermagem têm a oportunidade de vislumbrarem a futura prática profissional, por meio da aplicação da teoria na prática, consolidando a formação acadêmica.
Outras edições serão realizadas nesta quarta e quinta-feira (29 e 30); 19 e 20 de maio; 2 e 3 de junho, um dia na Praça de Alimentação no Prédio 1 e no outro dia na entrada do Prédio 4, com início às 18h, até o final das aulas noturnas.
A partir da edição deste mês de abril, o projeto conta com a participação dos alunos do curso de serviço social, com ações socioeducativas de orientações sobre a promoção da saúde, qualidade de vida e saúde ocupacional dos acadêmicos, além dessas orientações, caso seja necessário, poderá encaminhar os pacientes para uma avaliação clínica nas Unidades Básicas de Saúde e avaliação social nos equipamentos da assistência social e INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).
O projeto ?Saúde no Campus? é destinado a acompanhar a saúde dos alunos, com diversas ações preventivas e de promoção em saúde para a comunidade escolar, como aferição de pressão arterial, verificação dos níveis de glicose, orientação sobre dengue, leishmaniose e outras doenças.
A cada mês, é abordada uma temática que esteja sendo desenvolvida pelo Ministério da Saúde, tais como: saúde da mulher e do homem na prevenção de câncer de mama e próstata, entre outras. A glicemia capilar é realizada apenas em pessoas que, após a aplicação de questionário de triagem, sejam classificadas como grau de risco para diabetes.

COMPATILHAR: