No último final de semana, dias 27 e 28 de setembro, o Projeto Saúde Solidária participou de ações de cidadania e responsabilidade social em Formiga/MG. No sábado, alunos, professores e coordenadores do Instituto de Ciências da Saúde do UNIFOR-MG fizeram parte do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior, promovido pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior).

A ação ocorreu no Terminal Rodoviário, das 7:00 h às 12:00 h. Além de aferir a pressão, o nível de glicose no sangue, as medidas corporais e o peso, as pessoas que compareceram ao local tiveram acesso a uma orientação nutricional, com dicas e esclarecimentos sobre alimentação saudável. O atendimento foi feito gratuitamente à população.

No domingo, das 09:00 h às 13:00 h, o Projeto Saúde Solidária foi parceiro da 4ª Ação Global, realizada próximo à Igreja do Rosário. No evento, alunos de diversos cursos do UNIFOR-MG colaboraram na promoção das atividades desenvolvidas em prol da comunidade, como aferição de pressão, dicas para uma alimentação saudável, brincadeiras com as crianças e arte com pinturas. Além disso, houve, também, corte de cabelo, doação de mudas de árvores, distribuição de pipoca, dentre outras. As atividades promovidas foram voltadas para os moradores dos bairros Rosário, Nossa Senhora das Mercês, Vila Esperança e proximidades.

Saúde Solidária
O Projeto Saúde Solidária do UNIFOR-MG foi idealizado pela diretora do Instituto de Ciências da Saúde do Centro Universitário, Profa. Dra. Ivani Pose Martins de Pádua e, desde novembro de 2005, é executado por professores e alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Nutrição. Os acadêmicos, orientados por professores, estudam e trabalham na prevenção de problemas de saúde relevantes da população, garantindo autonomia estudantil frente ao planejamento e elaboração.

Dia da Responsabilidade Social
O Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior reuniu instituições de ensino superior (IES) particulares de todo o Brasil, em 27 de setembro, com o objetivo de promover uma grande mostra de ações resultantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvem durante todo o ano.

COMPATILHAR: