Na sexta-feira (29) das 10h às 16h, na praça de eventos da cidade, alunos e professores da Unipac Bom Despacho prestarão atendimento na área de saúde para a população.
Não basta ensinar, tem que dar exemplo. É por meio deste lema que a faculdade Presidente Antônio Carlos – Unipac Bom Despacho idealizou o ?Unipac Bom Despacho Solidária?. O projeto de extensão tem como objetivo garantir a prestação de serviço às comunidades da região Centro-Oeste e levar atendimento na área de saúde e humanas.
A iniciativa vai envolver os cursos de biomedicina, fisioterapia, enfermagem, educação física, farmácia, nutrição, serviço social, ciências contábeis e o curso de pedagogia da Faculdade de Educação de Bom Despacho/Faceb. A primeira comunidade beneficiada será a da cidade de Lagoa da Prata que receberá o projeto nesta sexta-feira (29), de 10h às 16h, na praça de eventos.
De acordo com a gerente de marketing da Unipac Bom Despacho, Aline Cardoso, o projeto é inovador e pretende compreender outras comunidades do entorno. ?Nosso objetivo é levar um pouco do nosso conhecimento e serviços para as comunidades da região e que não podem pagar por eles. Já realizamos este tipo de atendimento em Bom Despacho e temos um retorno muito positivo?, afirma.
A iniciativa vai envolver alunos e professores voluntários que ficarão à disposição para oferecer atendimento gratuito à população, que vai desde tirar dúvidas, distribuir cartilhas educativas, até realizar exames e orientar sobre doenças. Serão oferecidos também serviços como a aferição de pressão arterial, teste de glicose, glicemia, além de alongamentos. Já os alunos de educação física farão uma análise postural, medições de força muscular e medição de força muscular respiratória, comparações de pessoas com mesmos parâmetros de idade e altura. Os participantes também receberão orientações nas áreas contábeis e sociais.
Segundo Diogo Lima, coordenador do curso de fisioterapia, a grande preocupação é fazer uma ação solidária de extensão com intuito de prevenir. A realidade das comunidades de modo geral é que muitas pessoas, devido à falta de condições financeiras, não procuram um médico, e um problema simples pode se agravar e causar algo mais sério. ?Os envolvidos no projeto terão como missão prevenir doenças e gastos desnecessários, tanto para a população quanto para o governo. Por exemplo, fraqueza e problemas no corpo, podem indicar uma doença grave. Muitas vezes a prevenção é a melhor saída e identificar o problema no início pode evitar complicações maiores?, explica o coordenador.
O projeto também tem como missão colocar os alunos em contato com seus possíveis pacientes no futuro. Para Eduardo Cortez, coordenador do curso de enfermagem, a ação vem de encontro com o que o profissional é capaz de fazer quando capacitado corretamente e a sensibilidade que encontra por parte da população. ?Para tentar ensinar e praticar é necessário conhecer um pouco sobre o ser humano, é necessário passar por experiências como essas, onde tentamos modificar hábitos e melhorar a qualidade de vida. Queremos passar lição de humanidade para os alunos que estão iniciando no mercado de trabalho, e o aprendizado de mexer com todo tipo de pessoa?, comenta.
As ações de extensão alinhadas à política de responsabilidade social que constam no PDI – Plano de Desenvolvimento da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho, visa promover a reflexão e o questionamento sobre a responsabilidade social na formação dos alunos como futuros agentes transformadores das questões sociais do país e construções afirmativas na promoção da igualdade de condições com vistas à inclusão social.
As outras cidades beneficiadas pelo projeto ?Unipac Bom Despacho Solidária? são Nova Serrana, Pompeu e Divinópolis. As próximas datas ainda não foram definidas.

COMPATILHAR: