O Centro de Educação Infantil Conceição Maria de Almeida, localizado à Rua Dr. Teixeira Soares, no Engenho de Serra, em Formiga, está desenvolvendo dois projetos de leitura com seus alunos.

O primeiro trabalha contos clássicos de maneira diferenciada e dinâmica e o segundo é o “Maleta do Alfabeto”, que conta com a participação da família.

De acordo com a diretora do Centro de Educação, Amanda Cristina Parreira, os dois projetos se destacaram neste primeiro semestre, por contarem com atividades diversificadas e criativas que resultam em uma aprendizagem prazerosa e significativa.

O primeiro é desenvolvido pelas assistentes de Educação Infantil, Pabliene Lopes de Oliveira e Marcella Lacerda Santos, que usam diferentes recursos e materiais pedagógicos, como dado de histórias, cenários, maquetes e palitoches, para o momento da contação de histórias. O objetivo deste projeto é resgatar os contos clã e despertar e incentivar o gosto pela leitura de histórias, atraindo a atenção dos pequenos de forma lúdica e criativa.

O segundo projeto é desenvolvido pela professora Vilma Helena dos Reis.  A cada semana, um aluno é escolhido para levar para casa uma maletinha contendo as orientações do projeto e uma letra do alfabeto. “Com isso, a família deverá ajudar a criança a enfeitar a letra e procurar em casa três objetos cujo nome inicie com a letra em estudo e levá-los para a escola. Em sala de aula, o aluno expõe sua arte e apresenta também os objetos que trouxe”, explicou a diretora Amanda.

O “Maleta do Alfabeto” tem como objetivos fixar as letras do alfabeto através da atividade conjunta família-escola; nomear as letras do alfabeto; identificar a letra inicial das palavras e proporcionar o contato família-escola.

Atualmente, o CEI Conceição atende a 150 crianças de 0 a 5 anos. De acordo com a diretora, o Centro de Educação esforça-se para oferecer um ambiente estável, seguro, estimulador e facilitador da aprendizagem. “Consideramos a primeira infância uma fase muito importante, é a base para o desenvolvimento do indivíduo como um todo. A curiosidade é nata nas crianças, o que faz com que busquem, constantemente, respostas. À medida que desenvolvem as competências linguísticas, elas começam a se expressar de outras formas. Nesse momento, as competências físicas, emocionais e sociais se integram, propiciando o desenvolvimento cognitivo”.

(Foto: divulgação Decom)

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: