Os projetos ?Biblioteca Estação Trabalhador? e ?Leitura: Asas da Liberdade? tiveram trabalhos aprovados para o ?IX Encuentro de Directores y VIII de Docentes de Escuelas de Bibliotecología y Ciencia de la Información del Mercosur?, promovido entre os dias 3 e 5 de outubro, em Montevidéu, no Uruguai.
Esse evento visa a dar continuidade às reuniões de diretores e professores de biblioteconomia e ciência da informação do Mercosul, que têm sido realizadas desde 1996. Também pretende fortalecer a área de referência e, assim, formar uma rede acadêmica em biblioteconomia e ciência da informação para consolidar a integração e participação regional em nível do ensino superior.
As autoras dos trabalhos aprovados são as bibliotecárias Regina Célia Reis Ribeiro, idealizadora e coordenadora do projeto ?Biblioteca Estação do Trabalhador?, e Virginia Alves Vaz, coordenadora da Biblioteca Ângela Vaz Leão.
O artigo ?Biblioteca Estação do Trabalhador: uma experiência de incentivo à leitura? relata o desenvolvimento de um projeto de extensão do curso de Biblioteconomia do Unifor que disponibiliza uma caixa-estante às empresas do município de Formiga para o incentivo à leitura. Ele aborda os resultados alcançados, verificados por avaliação, mostrando que houve uma aproximação das pessoas envolvidas com a leitura e com a cultura, além de um incentivo à busca por novos conhecimentos.
Biblioteca Estação do Trabalhador
A ?Biblioteca Estação do Trabalhador? tem como objetivo incentivar a leitura, disponibilizar uma biblioteca que atenda aos trabalhadores, permitir o acesso à informação e à cultura no local de trabalho, contribuir para educar, valorizar e preservar documentos inerentes às empresas.
O projeto é desenvolvido por intermédio de ações voluntárias e doações para o acervo e visa a promover, por meio da leitura e da cidadania, o desenvolvimento da autoestima e a integração social, além de ampliar o olhar crítico e possibilitar a formação de uma sociedade mais consciente.
Com sete anos de atuação, o projeto ocorre em empresas de todos os segmentos. A biblioteca itinerante funciona por intermédio de duas caixas-estantes, com material diversificado, como livros didáticos e de literatura, DVDs, revistas etc.
Leitura: Asas da Liberdade
O artigo ?Leitura: Asas da Liberdade: projeto humanizador à luz da biblioterapia com ação social transformadora nos envolvidos?, escrito pelas professoras Tânia de Fátima Gontijo Fonseca, idealizadora do projeto, e Margarita Torres, coordenadora do curso de Biblioteconomia, trata-se de um relato de experiência que descreve os efeitos positivos e mudanças ocorridas no público-alvo e nos estagiários que integram sua equipe.
O projeto ?Leitura: Asas da Liberdade? é uma ação comunitária que utiliza a leitura de forma lúdica, inovadora e inusitada no contexto da saúde física e emocional dos envolvidos. É desenvolvido por uma equipe interdisciplinar composta por uma professora coordenadora e cinco estagiários.
Por ser um projeto de extensão universitária, busca favorecer a melhoria da qualidade de ensino, inserindo acadêmicos bolsistas nas comunidades periféricas, por intermédio de estágios, na perspectiva de, juntamente com essas comunidades, identificar os problemas existentes e procurar amenizá-los, utilizando-se da contação de história aliada à biblioterapia. A atividade teve início em maio de 2002 com o desejo de melhorar a qualidade de vida ? pela leitura ? de pessoas da comunidade.

COMPATILHAR: