O Centro de Educação Infantil Dalva Barbosa Pereira, localizado na avenida Geraldo Almeida, bairro Vargem Grande, oferece uma aprendizagem de qualidade e responsabilidade às crianças, desde o berçário, com bebês na faixa etária de 0 a 2 anos, até crianças de 5 anos, que estudam no 2º período.

A diretora Adelândia Sant’Ana de Oliveira, juntamente à supervisora Maria Rosilene Costa e Silva e equipe de educadores, desenvolvem um trabalho de qualidade  aliando o zelo e o bem cuidar com atividades lúdicas.

O Centro de Educação Infantil atua em vários projetos e um deles é o Projeto de Matemática, que tem como objetivo estimular e despertar o interesse e o gosto das crianças pelas atividades primárias da matemática, números, cores e formas.

Os jogos de matemática são fundamentais para a construção de uma aprendizagem mais fácil e descomplicada sobre os números e quantidades respectivas. Na educação infantil, além de facilitar o aprendizado, possibilita a ampliação do pensamento lógico-matemático, necessário para os anos escolares seguintes.

Foi trabalhado na sala do 1º período azul, orientado pela professora Janaíne, o jogo de dado com maçãs. Ele consiste em completar a árvore com todas as maçãs e tem por finalidade: conhecer os números, aprender a contar, relacionar o número à sua quantidade respectiva, estimular a interação entre as crianças incentivando o respeito entre elas, estimular a autoconfiança das crianças, aprender a ganhar e perder. As crianças participaram com prazer e envolvimento, na brincadeira. O objetivo é desenvolver a socialização, o raciocínio lógico e também os aspectos afetivos e emocionais.

Na sala do Maternal II vermelho, com a orientação das educadoras Stephanye e Cláudia, foi desenvolvido o jogo de dado com tampinhas. Foi confeccionado um dado maior com os numerais de 1 a 5 e um coração para completar os lados, o aluno joga o dado, visualiza o número e pega a quantidade de tampinhas que corresponde ao número indicado no dado, e quando o lado for o coração, a ordem é abraçar o colega. As crianças se divertem e se interagem.

Já no 1º período marrom, foi aplicado pela professora Andréia o jogo “colhendo frutas”, que apresenta duas árvores com 30 frutos em cada uma, onde dois alunos jogam o dado e o numeral indica a quantidade de frutos que deverão ser colhidos em cada árvore. Vence o aluno que colheu a maior quantidade de frutos. É uma pequena gincana realizada em sala de aula, muito prazerosa para as crianças. A brincadeira envolve muita diversão e competitividade.

Na sala do 1º período cinza, a professora Kelly trabalha com seus alunos diariamente o “Painel da Matemática”, divertindo e despertando o interesse e o gosto dos alunos pelos números. Iniciando com a música “Cinco Patinhos” (Xuxa) e na seqüência os alunos dramatizam a música fazendo a relação do número à quantidade de patinhos mencionados na música.

Outra atividade desenvolvida na sala do Maternal II laranja, sob orientação das educadoras Lívia e Raiana, é o “Avental dos Números”. Consiste em reconhecer o numeral no avental vestido pela educadora. O objetivo do jogo é associar o número à quantidade; visualizar as cores, despertar o interesse da criança pela contagem dos números, de uma maneira lúdica.

E na sala do 2º período, a professora Helen trabalhou o jogo dos “Dados e Blocos Lógicos”. O jogo é desenvolvido apresentando três dados. O primeiro dado é composto com o desenho das figuras geométricas, o segundo dado, com faces coloridas (azul, amarelo e vermelho) e o terceiro dado apresenta imagens com tamanhos grande e pequeno. O aluno joga os três dados em sequência e, em seguida, retira a peça do conjunto de blocos lógicos, correspondente às características dos dados. O objetivo deste jogo é identificar as diferentes formas geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), as cores básicas (vermelho, amarelo, verde e azul) e os tamanhos (grande, médio e pequeno).

 

(Fotos: Decom)

 

Fonte: Decom ||

COMPATILHAR: