A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado, aprovou no último dia 25 o projeto que autoriza a realização de plebiscito, no Pará, que vai decidir se o estado será desmembrado em dois a partir da criação do estado do Tapajós.
O novo estado, se autorizado por plebiscito, ocupará 58% do território paraense e reunirá 27 municípios hoje localizados no oeste do Pará. Em 5 de maio, o plenário da Câmara já havia aprovado um decreto legislativo que autoriza realização de plebiscito sobre a criação de Tapajós, que estaria localizado a oeste do Pará.
Além disso, o Congresso já havia aprovado projeto que prevê um plebiscito sobre a criação do estado de Carajás, que estaria localizado a sul e sudeste do Estadi e teria como capital a cidade de Marabá. O novo estado seria formado por 39 municípios, com área equivalente a 25% do atual território do Pará.
Após a promulgação da proposta pelo presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), o plebiscito poderá ser realizado em até seis meses, de acordo com a organização da Justiça Eleitoral.

COMPATILHAR: