A Clínica Médica e Psicologia, localizada na rua José Francisco de Paula, no Centro, foi denunciada por usuários na quinta-feira (7), por atrasos no atendimento. Atendendo ao pedido de direito de resposta, a redação do jornal voltou ao local na manhã desta sexta-feira (8), para ouvir a médica Cristiane Carine Rodrigues sócia/proprietáriada empresa.
Em entrevista, a médica afirmou entender e concordar com as reclamações, mas explicou que o problema está no sistema.
Marcações do Detran-MG
Cristiane disse que nenhuma clínica consegue cumprir a data agendada no site do Detran-MG no momento da emissão do Documento de Arrecadação Estadual (Dae), que deve ser pago antes da realização do exame. ?O pagamento da taxa só cai no sistema dois dias depois, e o agendamento ocorre para o dia seguinte (pelo site do Detran). Sem a liberação do pagamento no sistema, nós não podemos fazer nada, por isso precisamos remarcar a data?.
Agendamento para as 8h
Segundo a médica, não há marcação por horário na clínica. No momento da remarcação do exame, o usuário é avisado apenas sobre o horário de funcionamento da clínica (de 8h ás 12 e de 14 às 17h). ?O atendimento é por ordem de chegada e todos optam por chegar mais cedo, então acabam esperando muito até que todo procedimento seja feito?, explicou.
Atrasos no atendimento
Sobre o problema que gerou um grande número de reclamações na quinta-feira, e foi confirmado por dezenas de comentários no portal Últimas Notícias na fanpage no Facebook, Cristiane explicou que concorda com as reclamações, mas não há o que fazer. ?Eu tenho apenas uma secretária e a clínica não me gera lucro suficiente para contratar outra. Essa funcionária atende os usuários e cada um precisa passar por todo um processo até ser atendido. Precisa preencher a ficha, depois um questionário a mão, tirar foto e biometria (o que passou a ser obrigação das clínicas há cerca de três meses), tudo isso demora muito, isso sem falar no exame, que no caso dos psicotécnicos demoram até três horas?, justificou.
Ausência dos médicos
No local, atendem dois médicos que são sócios. Na quinta-feira, até 12h15 nenhum profissional havia chegado à clínica, o que, segundo os usuários é comum. Sobre a ausência do médico para a realização dos exames a proprietária afirmou que ?nenhum profissional fica o tempo todo na clínica e que para agilizar, as fichas são feitas primeiro e depois o médico inicia os atendimentos. Somos a única clínica da cidade onde há atendimento médico todos os dias da semana. A pessoa espera, mas não perde a data de renovação. Por exemplo, se eu atendesse uma vez na semana, muitos correriam o risco de ter o prazo de validade da CNH expirado?.
Reclamações na quinta-feira
Com os documentos em mãos, a médica informou que na quinta-feira (7), apenas 12 pessoas foram atendidas na clínica e que nenhuma das pessoas que preencheu as fichas, foi embora sem atendimento. Número que não justifica a fala dos usuários sobre haver 40 pessoas aguardando.
Reclamações
Admitindo que há problemas no sistema, que a espera é incômoda e que ela mesma já ouviu reclamações de muitos usuários, Cristiane sugeriu que as pessoas reclamem direto ao Detran-MG para que sejam modificadas as estruturas de atendimento, o que beneficiaria não apenas os usuários de Formiga, mas de todo o Estado, já que o problema se repete em Minas inteira.

COMPATILHAR: