Os alunos de escolas públicas que pretendem participar do concurso de redação Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas terão mais tempo para se preparar. O prazo para o envio dos trabalhos, que é promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi prorrogado.
As escolas terão até 12 de setembro para enviar as redações às Superintendências Regionais de Ensino, que farão a seleção dos melhores trabalhos até 24 de outubro. O resultado final será divulgado em 10 de novembro, nos sites da SEE e da ALMG. Serão selecionados 94 trabalhos.
Os autores das redações vencedoras serão premiados com a publicação das redações em um livro, editado pela ALMG, e um notebook. Os professores que orientaram a produção dos textos e as escolas também serão premiados.
Para participar, o aluno deve cursar do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou qualquer ano do Ensino Médio em uma escola pública de Minas Gerais. Cada estudante poderá participar com apenas uma redação, que deve ser produzida em sala de aula, sob orientação do professor. Os critérios de avaliação vão analisar coerência com o tema, a originalidade, a organização das ideias e a correção gramatical, entre outros aspectos. As redações devem ser manuscritas com caneta de tinta preta ou azul.
O concurso vai homenagear o tricentenário das cidades de Ouro Preto, Mariana e Sabará, comemorado em 2011, e pretende incentivar os alunos à pesquisa e estudo da história de Minas Gerais, considerando a importância da mineração na história do Estado e na formação da identidade mineira. Outras informações podem ser obtidas no site da ALMG, no link concurso de redação.

COMPATILHAR: