O prazo para o recadastramento de todos os servidores da Prefeitura de Arcos ativos e inativos foi prorrogado até o dia 15 de setembro, conforme o decreto 5037/2019. 

No caso dos inativos, o recadastramento é feito pelo Recursos Humanos (RH), com apresentação da cópia dos documentos descritos em correspondência, que será enviada nos próximos dias para os servidores da Prefeitura.

Os funcionários ativos deverão efetuar o recadastramento pelo Portal dos Servidores.

A diretora de Recursos Humanos da Prefeitura, Wilma Aparecida Rodrigues ressalta que esta atualização cadastral é importante para o servidor ativo e inativo complementar o projeto eSocial. “É de extrema importância que todos os servidores atualizem seu cadastro, pois com o início do eSocial todos esses dados serão informados ao Governo Federal e é obrigação do servidor manter os dados atualizados nos informando de qualquer alteração”, disse.

O que é o eSocial?

O eSocial – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – é um projeto do Governo Federal que muda a forma de envio das obrigações tributárias de todas as empresas brasileiras, inclusive órgãos públicos.

De forma unificada e digital, o eSocial receberá as informações de folha de pagamento, FGTS, aviso prévio, escriturações fiscais, contribuições previdenciárias, entre outros.

Recadastramento

Essa prorrogação se fez devido a grande quantidade de servidores que não fez o recadastramento e, portanto, ficariam com o pagamento de julho bloqueado, de acordo com o Decreto 5.037/2019. 

Com o objetivo de sanar as dificuldades dos servidores no acesso ao Portal do Servidor, segue um passo a passo:

Há três caminhos disponíveis:

  • Na página inicial do Site da Prefeitura Municipal de Arcos:
  • No rodapé da página:
  • No Portal da Transparência > Portal do Servidor:

  Clicando em qualquer um dos links, será aberta a tela de Login do Portal do Servidor. Clique em Primeiro acesso para criar sua senha :

 Tela do Primeiro Acesso:

 Será pedido CPF e dois outros dados.

Caso peça os três primeiros dígitos da carteira de identidade, desconsidere os pontos e digite apenas letras e números.

Caso peça o nome de sua mãe, desconsidere os acentos.

Caso peça o dia ou mês de seu nascimento, coloque sempre dois dígitos (ex: 06).

Se após digitar os dados, surgir uma mensagem de erro, faça contato com o RH, pois os dados inseridos no portal devem estar de acordo com o cadastro no nosso sistema.

Ao criar a senha, voltará para a tela de login, assim, basta digitar seu CPF e a senha que acabou de criar.

 A tela inicial do sistema abrirá. Clique em Alteração Cadastral:

 Abrirá uma tela com algumas dicas para a realização do recadastramento. Leia com atenção e depois marque a caixinha de Concordo e clique em Continuar.

A tela inicial do sistema abrirá com as suas Informações Pessoais. São quatro abas que contém dados para conferência.

 Todos os campos que estiverem com uma lateral vermelha, são de preenchimento obrigatório. O não preenchimento desses campos não permite salvar ou enviar para o RH.

 Caso algum documento esteja sem preenchimento ou com os dados incorretos, há um campo para que o documento seja anexado, através de digitalização. Sempre que necessário anexar algum documento, dê preferência para salvar o arquivo em formato PDF.

 Durante o preenchimento dos dados, conseguimos Salvar o processo, assim aparecerá uma mensagem no topo da tela: “Cadastro está em Elaboração”. E somente após  todos os dados conferidos e alterados, deve-se clicar em Enviar para o RH, pois após este passo não é possível realizar alterações.

Após o envio das informações para o RH, aparecerá uma mensagem no topo da tela: “Aguardando Análise”. Essa é sua confirmação de que o recadastro foi realizado com sucesso.

Imprimir

Fonte:

Prefeitura de Arcos