Às vésperas do Dia Nacional da Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio – parceiros da campanha Proteja Nossas Crianças promovem nesta sexta-feira (14) uma mobilização na Feira das Flores, na esquina da avenida Brasil com avenida Carandaí, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte.
Quem passar pelo local entre 15h e 18h vai conhecer a iniciativa e receber o material gráfico que enfatiza o número do Disque Direitos Humanos (0800 031 1119), a principal ferramenta dos mineiros para dizer não ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha é coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), junto com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).
Para a subsecretária de Direitos Humanos da Sedese, Maria Céres Pimenta, o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes são crimes que, de uma forma ou de outra, devem ser enfrentados e erradicados no Estado. ?Proteger as nossas crianças é uma obrigação de toda a sociedade. É importante a presença da campanha em uma feira tradicional para que se possa sensibilizar as famílias que frequentam o local?, explicou Ceres.
Os responsáveis pela distribuição dos panfletos e cartazes são alunos do curso de direito da Faculdade Arnaldo, e integrantes do Movimento das Donas de casa e do Lions Clube Santa Tereza, com o apoio da Sedese.
Os principais objetivos da campanha são sensibilizar a população sobre a importância das denúncias feitas ao Disque Direitos Humanos e trazer multiplicadores para a campanha. O número de denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes teve um aumento expressivo desde seu lançamento, em 2008.
No primeiro quadrimestre deste ano, o crescimento foi de 85%. Foram 1289 denúncias este ano, ante 701 em 2009. O coordenador do Disque Direitos Humanos, Jorge Noronha, lembra que os números não significam um aumento do número de casos, mas que os mineiros estão conhecendo e se apropriando do serviço como ferramenta pública.
O Disque Direitos Humanos atende ligações de todo o Estado. É gratuito e mantém a identidade do denunciante preservada. As denúncias são encaminhadas para os conselhos responsáveis, delegacias e redes de assistência.
Proteja Nossas Crianças
A campanha foi lançada em 15 de maio de 2008. A primeira etapa teve duração de um mês e abordou crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A segunda etapa começou em 19 de junho de 2008. O filme, divulgado por emissoras de TV, mostra adultos com cicatrizes no corpo, formando palavras como dor, violência e abuso, tendo sido exibido, também, em salas de cinema.

COMPATILHAR: