O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado neste sábado e domingo (6 e 7), em todo o país. Estudantes de escolas da rede pública e particular farão provas com peso de vestibular e que podem servir de cartão de entrada em universidades federais.
No sábado (6), os candidatos serão submetidos aos exames de ciências humanas e ciências da natureza. Eles terão das 13h às 17h30 para completar as provas. Já no domingo (7), os exames são de linguagens, matemática e redação. Neste dia, eles terão das 13h às 18h para finalizar os testes.
Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 12h50. Atrasos não serão tolerados.
Inscritos no Enem 2010 chegam a 4,6 milhões
Quando o Exame Nacional do Ensino Médio foi aplicado pela primeira vez, em 1998, cerca de 157 mil estudantes participaram da prova. Treze edições depois, o número de inscritos é quase 30 vezes maior. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 4,6 milhões de candidatos são esperados para fazer o exame neste fim de semana.
Em 2010, cerca de 80% dos formandos do ensino médio se inscreveram para a prova, apesar de a participação ser facultativa. A estimativa foi calculada a partir dos números do Censo Escolar. A popularização do exame pode ser explicada pela própria mudança de função da prova.
É que antes o Enem servia para avaliar o desempenho do aluno ao fim da educação básica. Agora, vale como pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior, o que fez crescer sua atratividade.
No início, a nota do Enem passou a ser utilizada por algumas instituições de ensino em seus processos seletivos, especialmente nas privadas. Ganhou peso especial a partir de 2005, quando se tornou um pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Até 2004, os inscritos não passavam de 1 milhão, mas, em 2005, chegaram a 2,9 milhões.
No ano passado, veio nova mudança que deu ainda mais importância à prova – o MEC propôs às universidades federais um vestibular unificado por meio do Enem. Segundo o MEC, 59 universidades federais aderiram à ideia e cerca de 47 mil vagas de instituições públicas de ensino superior foram oferecidas aos estudantes por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para 2011, há outra mudança: a participação no Enem será obrigatória para quem quiser financiar seus estudos por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
Orientações e dicas
Para que o exame transcorra bem, alguns pontos devem ser observados. No dia da prova, o candidato deve ir ao local levando cartão de inscrição enviado pelos Correios, documento oficial com foto e caneta esferográfica preta. Continua permitido levar água e alimentos como chocolates para as salas, mas não será permitido levar lápis, borracha, apontador, lapiseira, grafite, livros, manuais, papéis, calculadoras, agendas, celulares, relógios ou similares. Também é proibida a comunicação entre os candidatos.
O tempo mínimo de permanência na sala de prova é de duas horas, contadas a partir do início do exame. Ao final da prova, os três últimos candidatos só serão liberados depois que todos tiverem concluído o teste ou o tempo seja encerrado. Para deixar o local levando caderno de respostas, é preciso que tenham transcorrido quatro horas do início da prova, no sábado, e cinco horas, no domingo.
Segundo especialistas, assuntos atuais podem ser cobrados, como, por exemplo, os terremotos do Haiti e do Chile e as fortes chuvas no Paquistão, as pandemias e epidemias, além das questões ambientais, como a construção de grandes hidrelétricas, como as de Santo Antônio, Jirau e Belo Monte.
Divulgação do gabarito do Enem
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) só será divulgado em 9 de novembro, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Neste ano, o gabarito será divulgado dois dias após a aplicação da última prova do exame. A medida, segundo o Inep, já era prevista no edital do exame, divulgado no início deste ano.

COMPATILHAR: