A Microsoft anunciou na noite de terça-feira (27) que o próximo sistema operacional Windows será desenvolvido para funcionar com telas sensíveis ao toque. O sétimo Windows, que apresentaria essa alternativa de comandos, está previsto para ser lançado entre o final de 2009 e começo de 2010. Uma pequena amostra da novidade foi feita durante o evento D: All Things Digital, realizado anualmente pelo ?Wall Street Journal?.
?Hoje quase toda a interação acontece no mouse e no teclado. Nos próximos anos, o papel da fala, da visão e dos gestos será enorme?, disse Bill Gates, presidente da empresa, que participou do evento. ?Para o usuário de tecnologia em casa e no trabalho, esse tipo de interação vai mudar dramaticamente.?
Uma funcionária da Microsoft mostrou durante o evento algumas das funções desse sistema operacional com ares de iPhone, aumentando e encolhendo fotos que apareciam na tela, além de navegar por um mapa de San Diego usando essa superfície sensível ao toque. Usando seus dedos, a funcionária também desenhou uma árvore que foi arrastada para uma galeria de foto. ?Ela mostrou muitas funções com as quais os usuários do iPhone já estão familiarizados?, afirmou o ?Wall Street Journal?.
No vídeo de demonstração da novidade, é possível ver um usuário manipulando fotos com as mãos — ele consegue ?virar? a imagem, mostrando o que está escrito na parte de trás dela, como se fosse um cartão postal. Além disso, usa o impulso dos dedos para fazer um globo virtual girar e toca piano usando as teclas que aparecem na tela.
A sétima versão do Windows está associada ao produto Surface, um computador em formato de mesa e tela sensível ao toque apresentado em meados do ano passado. Com tela de 30 polegadas, o produto permite que as pessoas toquem e movam objetos na tela para as mais diversas tarefas, de desenho digital a montar quebra-cabeças virtuais, passando por pedidos de comida no cardápio on-line de um restaurante.
No vídeo de demonstração, no entanto, o computador utilizado não é um protótipo do Surface, mas sim um Dell Latitude XT, portátil com tela sensível ao toque.

COMPATILHAR: