Dias mais longos e de muito calor. A proximidade do verão motiva a procura por exercícios nas academias. Afinal, todos querem entrar em forma na nova estação. Mas especialistas em Educação Física garantem que é importante alguns cuidados para evitar excessos.
Tempo quente combina com água e natureza e os nadadores correm para a piscina, até mesmo aqueles que estavam parados.
As academias também estão mais agitadas. Uma delas passou a abrir também aos domingos. O número de alunos aumentou 20% desde o início de setembro. Os professores já se acostumaram com os comentários dos apressadinhos para entrar em forma. A instrutora Talita Antunes diz que a maioria chega impaciente para emagrecer e ficar com corpo definido para o verão e carnaval.
A ansiedade para entrar logo em forma fez a representante comercial, Luísa Grossi exagerar. Ela não seguiu a série de exercícios passada pelo professor e depois de exagerar acabou se sentindo tonta e levando um tombo.
Mas os danos podem ser bem maiores. De acordo com o ortopedista, Edilberto Guilhermino, os excessos podem causar tendinites, dores na coluna, principalmente na região lombar e musculares devido à fadiga.
E é sempre bom lembrar o que os médicos recomendam alimentação equilibrada e um bom check up antes de começar qualquer atividade física.

COMPATILHAR: