Os profissionais da Secretaria de Saúde de Formiga estão recolhendo os enfeites cor de rosa e ornamentando os ambientes com a cor azul. Outubro foi o mês de atenção à saúde da mulher e novembro é o mês de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Todos os PSF’s do município estão preparando atividades e ações para o “Novembro Azul”.

“O diagnóstico precoce do câncer de próstata pode fazer toda a diferença. Infelizmente, muitos homens ainda são resistentes a fazerem o exame e até a discutir sobre o assunto. A campanha do ‘Novembro Azul’ é realizada justamente com esse intuito, o de quebrar o tabu, de acabar com o preconceito, de mostrar que a vida é mais importante”, comentou o secretário de Saúde, Leandro Pimentel.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens em todo o mundo. Os principais sintomas da doença são: dificuldade ao urinar; diminuição no jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite; e dores nos ossos em casos mais avançados.

O grupo considerado de maior risco é o formado por homens com mais de 50 anos ou por aqueles que tiveram caso da doença na família. Para essas pessoas é recomendado que façam o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) uma vez por ano. Aqueles que observarem os sintomas de câncer de próstata devem procurar um médico urologista.

A melhor forma de se prevenir contra qualquer tipo de câncer é adotando hábitos saudáveis, como: manter uma alimentação saudável e equilibrada; não fumar; identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol; manter um peso saudável; e praticar regularmente atividades físicas.

 

Fonte: Decom||
COMPATILHAR: