Os principais partidos da coligação ?Fé e Trabalho?, PT e PSB, em continuidade ao projeto político iniciado em 2004, se somam agora ao PCdoB e saem em busca de novos reforços para a base de sustentação do governo que se inicia em 2009.
PTB fará parte do projeto
Após as eleições, a ex-vereadora Hortência Nunes procurou o prefeito Aluísio Veloso com o intuito de comunicar-lhe sua intenção de não mais estar à frente do PTB, abrindo-lhe a oportunidade para o controle local do partido. O prefeito, então, se reuniu com os presidentes do PT, Altair Ribeiro, e do PSB, Elton da Costa, dando início ao projeto de reformulação da agremiação com os trabalhistas. O objetivo é compor e ampliar a base de apoio, o que, aliás, está em consonância com o pensamento de Hortência Regina Nunes que preside o PTB nesta cidade desde 1998.
Após reunir-se com membros das executivas do PT e do PSB e de um encontro com o prefeito, o assessor Tarcísio Flávio, filiado ao PT desde 2000, a pedido do prefeito, deixará o seu atual partido para se filiar e se candidatar à presidência do PTB, com apoio de Hortência, que aguarda apenas a oportunidade de uma audiência já agendada com o deputado Dilzon Melo e também com o prefeito reeleito em Córrego Fundo, Waldir Martins (PTB), para sacramentar a operação.
O Partido Trabalhista Brasileiro foi fundado em 19 de maio de 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas. Hoje é um dos partidos da base aliada do Presidente Lula. Em Formiga, o PTB foi uma das primeiras agremiações partidárias a se aproximarem da base de apoio de Aluísio e Hortência, que pretende permanecer no partido no cargo de Secretaria Executiva, vislumbra com esta união, um crescimento substancial para sua agremiação.
PCdoB
O primeiro movimento de ampliação da base se deu com o aliado histórico, PCdoB. As Executivas dos 3 partidos, PT, PSB e PCdoB, estiveram reunidas no dia 29/11 e selaram um acordo de trabalharem juntas, também nos próximos 4 anos. A Executiva do PT Formiga e grupo do PCdoB estão negociando apoios desde o início de novembro.
O sentimento reinante na nova frente política que surge é o de que a reformulação do PTB que acontece agora, agrega valores e maior densidade política
à coligação que elegeu o prefeito Aluísio Veloso. Amplia o leque das forças políticas, permitindo maior flexibilidade na condução de projetos de interesse do Executivo na esfera Legislativa além de aumentar o cacife desta cidade no pleito de verbas junto ao Estado e União.

COMPATILHAR: