A Estação Pinacoteca, uma extensão da Pinacoteca de São Paulo, na região da Luz, no Centro da cidade, foi assaltada nesta quinta-feira (12). A assessoria de imprensa do museu confirma que houve um furto de obras no local, mas não informou quais ou quantas obras foram levadas.
Por volta das 15h20, a Secretaria da Cultura confirmou que as obras levadas são o óleo sobre cartão de Di Cavalcanti ?Mulheres na Janela?, duas gravuras do pintor espanhol Pablo Picasso, ?O Pintor e seu Modelo? e ?Minotauro, Bebedouro e Mulheres?, e um guache sobre tela do pintor naturalizado brasileiro Lasar Segall, ?Casal?.
O Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) está investigando o crime. Segundo informações preliminares da Polícia Militar, quatro obras foram levadas por três homens por volta das 12h30.
A Estação Pinacoteca ocupa um prédio projetado por Ramos de Azevedo, onde funcionou por mais de 50 anos a Delegacia de Ordem e Política Social (Dops). Ela abriga parte das exposições temporárias e mostras infantis realizadas pela Pinacoteca durante o ano. O espaço tem 8 mil m² e abriga ainda um centro de memória para preservação e pesquisa da história da própria Pinacoteca.

Masp

No dia 20 de dezembro do ano passado, duas telas valiosas foram furtadas do acervo do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista. Entre 5h09 e 5h12 daquele dia, durante a troca do turno dos vigias, criminosos levaram os quadros ?O Lavrador de Café?, de Candido Portinari e ?O Retrato de Suzanne Bloch?, de Pablo Picasso.
Três ladrões invadiram o prédio e roubaram as pinturas. Avaliadas em US$ 55 milhões, ou cerca de R$ 100 milhões, as telas estão entre as mais importantes e famosas do acervo do museu, mas não tinham seguro. As portas de entrada e das salas onde estavam os quadros furtados não possuíam alarme.

COMPATILHAR: