A nutricionista Maria Fernanda Pio explica qual é a quantidade ideal de água que se deve consumir antes e depois da malhação. Ela sugere o seguinte: beber 500ml de água uma hora antes do início do treino; 250ml a cada 15 minutos de treino e de 1 litro a 1,5 litro para cada quilo perdido durante o treino.
Maria Fernanda destaca que esses valores poderão ser alterados, pois dependem do sexo, do peso, da temperatura, do suor perdido e da modalidade esportiva. O planejamento de hidratação deve ser feito após uma avaliação. Uma boa hidratação não se limita ao consumo nesses períodos, uma boa hidratação se estende durante as 24 horas do dia, contou a nutricionista.
O que é melhor de consumir antes, durante e depois de exercício físico: mate, chá, água de coco, hidrotônicos ou isotônicos?.
Maria Fernanda diz que mate e chá não são bebidas adequadas por não terem um potencial energético significativo, colaborando para uma maior desidratação. Já a água de coco, rica em minerais, é uma boa opção para depois de um treino moderado sem perdas excessivas de suor.
O hidrotônico é água acrescentada de alguns eletrólitos. Pode ser consumido para repor uma atividade moderada, sem muita perda através da sudorese. Já o isotônico, que tem um potencial de reposição de eletrólitos maior, é ideal para ser consumido após ou durante atividades físicas puxadas. Essas bebidas podem colaborar para o aumento de peso sim, quando são consumidas sem orientação ou sem necessidade, alerta a nutricionista.
Depois do exercício, o atleta pode beber água mineral, água de coco, hidrotônico ou isotônico. Qual escolher? Quem irá determinar será o profissional que estará lhe acompanhando, pois cada caso é um caso, indica Maria Fernanda.

COMPATILHAR: