Redação Últimas Notícias

A equipe Rodrigo Santana Jiu-Jitsu Team realizou no sábado (23) a graduação de 40 atletas. Comandada pelo professor faixa preta segundo Dan (grau) Rodrigo Santana, a graduação foi realizada no Country Clube de Formiga.

Um grande número de crianças foi graduado. Entre os adultos, Rodrigo ressaltou que alguns atletas estão se destacando e se aproximando da tão sonhada faixa preta. Na ocasião, o professor graduou o seu primeiro aluno faixa preta.

Wesley Paulo Pires recebeu das mãos de Rodrigo a tão cobiçada faixa após anos se dedicando aos treinos. O atleta treina com a equipe de Rodrigo desde a faixa azul (segunda faixa). De acordo com o professor, os dois treinavam juntos na escola do professor Mike (Rodrigo Ranieri).

Wesley com o professor Rodrigo Santana (Foto: Divulgação)

“Não tenho palavras para descrever tamanha emoção, agora é treinar duro, focar no crescimento da equipe e ajudar meu professor e meus colegas de treino para que possamos nos tornar uma equipe cada vez mais forte e mais sólida. Com humildade e união podemos conquistar muitas coisas juntos”, declarou Wesley, mais conhecido como Jiraya.

Dois atletas receberam a faixa marrom, Wisney Fagundes e Filipe Alves que, segundo Rodrigo, é um dos destaques da equipe. “Faço questão de dividir o mérito da evolução de Filipe com as outras academias da cidade. Ele treina comigo desde a faixa branca e faz treinos alternativos em outras academias para chegar ao nível de competição”. O atleta é um dos diamantes da equipe, segundo o professor.

Outros cinco atletas receberam a faixa roxa: Willian Fonseca, Luís Henrique, Marcelo Sallum, Fausto Silva e Matheus Vilela. O evento contou com a participação de 50 atletas.

Segundo Rodrigo, a equipe dele segue o padrão de graduação da maior instituição do esporte que é a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e International Brazilian Jiu Jitsu Federation (IBJJF) onde o professor respeita rigorosamente os parâmetros exigidos pelas confederações. Rodrigo implantou ainda um sistema próprio de graduação onde os alunos são observados e submetidos a testes aplicados pelo próprio professor.

“Para mim é motivo de grande orgulho, pois, dou aula há mais de 10 anos. Há sete anos iniciei meu trabalho como equipe independente e venho moldando um a um dos meus alunos 95% desde a faixa branca, ou seja, começaram e deram os primeiros passos no tatame comigo, o que torna mais demorado o processo. Porém, não tenho dúvidas de que é um trabalho sólido e gratificante ao qual eu me dedico ao máximo e me orgulho muito dos frutos que venho colhendo após todos esses árduos anos de trabalho”.

Além de lecionar a arte na sede da equipe, na rua Dr. Teixeira Soares, Rodrigo que declarou seu amor ao jiu-jitsu, realiza um trabalho voluntário com pessoas deficientes na Apae pelo projeto social APAExonados por Jiu-Jitsu. Em outubro, 10 alunos do projeto passaram pela troca de faixa e receberam certificados.

O professor leciona também no Studio Personal, no Country Clube onde atende os associados. “Agradeço ao presidente e aos diretores do Country Clube por apoiar e acreditar no trabalho que venho desenvolvendo no clube durante esses 7 anos. Agradeço a todos os meus alunos e aos pais deles que me acompanham nessa incrível jornada, Oss”.

COMPATILHAR: