A Cemig vem alertando a população na tentativa de reduzir os desligamentos da rede elétrica provocados por queimadas, que atingem equipamentos do sistema elétrico da concessionária. Mais frequentes nesta época do ano – período de baixa umidade e vegetação mais seca – as queimadas elevam significativamente o número de ocorrências na rede de distribuição. Somente nos sete primeiros meses de 2016, a empresa registrou 63 casos em sua área de concessão, que prejudicaram o fornecimento de energia elétrica para cerca de  50 mil consumidores da companhia.

Como a vegetação fica muito seca neste período, uma simples ponta de cigarro acesa ou uma queimada com o intuito de limpar loteamentos podem causar incêndios de grandes proporções. Para minimizar os danos, a Cemig realiza anualmente ações preventivas, investindo cerca de R$ 4 milhões em limpeza de faixas, poda de árvores e vegetações, execução de aceiros ao pés das torres e aplicação de pintura antichamas nos postes de madeira em locais de risco.

Ao atingir redes de distribuição, os incêndios podem provocar a queima de postes e cruzetas de madeira e, consequentemente, o rompimento dessas estruturas e de cabos condutores. O gerente do Centro Integrado da Operação da Distribuição, Carlos José Thiersch, destaca que, nesses casos, é necessário substituir os materiais e equipamentos danificados, atividade que exige um tempo maior para religar os circuitos atingidos. “Há também o risco de curtos circuitos em linhas de transmissão e de distribuição de energia elétrica, causados pelo aquecimento das proximidades dos cabos condutores”, ressalta o gerente da Cemig.

Outro problema que pode contribuir para aumentar a incidência de queimadas são os balões, que podem causar grandes acidentes quando atingem o chão ou tocam a rede elétrica. A proximidade do artefato com as redes de energia também provoca o aquecimento dos cabos, provocando curtos circuitos, rompimentos e desligamentos de grandes trechos.

Dicas para evitar queimadas

Para ajudar a diminuir os focos de incêndios, a Empresa recomenda:

  • Fazer queimadas somente com autorização do IEF (0800 283 2323), Ibama ou órgãos competentes e de forma controlada, com a construção de aceiros e barreiras que impeçam a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito por meio de valas ou da limpeza do terreno, de modo a obstruir a passagem do fogo.
  • Não jogar pontas de cigarro próximo a qualquer tipo de vegetação.
  • Apagar com água o resto do fogo em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata;
  • Não realizar queimadas a menos de 15 metros de rodovias, de ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

A Cemig lembra que é proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais. De acordo com a legislação, o indivíduo que cometer o crime ambiental terá que responder a processo, com possibilidade de prisão, e deverá pagar multa pelo dano ambiental causado.

Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros (193) ou as Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais devem ser avisados o mais depressa possível.

 

Fonte: Cemig||

COMPATILHAR: