O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na CPI da Covid que sua expectativa é que o Brasil tenha toda a população acima de 18 anos vacinada até o final do ano. Segundo ele, a meta já é “arrojada” no contexto que temos atualmente e depende da chegada de todas as doses contratadas.

“Vamos trabalhar (para ser mais rápido). Estamos discutindo com outras farmacêuticas, estamos procurando incentivar os dois institutos para que consigam produzir mais”, afirmou em resposta ao Senador Reguffe (Podemos-DF).

Segundo o ministro, a luta por mais doses é “diária”. “Temos dialogado fortemente com as embaixadas, com as indústrias que produzem doses prontas”, afirmou. Queiroga disse que visitou o Instituto Butantan na segunda-feira e teve um diálogo “muito produtivo” com Dimas Covas e os demais diretores. “Estou procurando fazer a minha parte. Não depende só de mim.”

O ministro citou a publicação, no Diário Oficial da União, que dispensa licitação para aquisição de mais 100 milhões de doses da Pfizer. Ele disse crer que o governo terá já esse segundo contrato com a Pfizer firmado. “É uma esperança para nós conseguirmos ampliar o nosso programa de vacinação.”

O ministro afirmou ainda que o ministério da Saúde está avançando no tema das “síndromes pós-covid” e das doenças prevalentes. Ele não deu, no entanto, nenhum detalhe. “Sabemos que está, felizmente, caindo o número de casos, mas nós podemos ter uma segunda onda de doenças cardiovasculares, das cirurgias eletivas que estão represadas. Há um cenário sanitário de complexidade.”

Fonte:Itatiaia

COMPATILHAR: