Já está na hora de acertar as contas com o leão. O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2013 começa hoje e vai até o dia 30 de abril. A Receita Federal dará prioridade ao processamento da declaração para pessoas com doenças graves ou deficiência física e mental.
A opção para a pessoa se declarar deficiente ou portador de doença grave está na primeira página do programa de declaração, liberado pela Receita no último dia 25 – e já baixado por mais de 1 milhão de pessoas. Segundo o supervisor do Imposto de Renda, Joaquim Adir, isso vai permitir que esses contribuintes recebam a restituição também nos primeiros lotes, como já acontece com os beneficiados pelo Estatuto do Idoso.
Junto com esses casos especiais, devem receber a restituição nos lotes iniciais os que se programaram e já entregaram a restituição hoje. Quero entregar no primeiro dia, conta a perita Flávia Armani, que ontem já estava com tudo pronto para enviar a declaração. Além de achar simples o preenchimento, ela diz que a possibilidade de importar dados de pagamentos da declaração anterior, inovação deste ano, torna mais ágil o processo.
A expectativa da Receita Federal é que as declarações deste ano superem os 26 milhões, contra 25,24 milhões de 2012. Em Minas Gerais, a perspectiva é de um total próximo do computado em 2012, na casa dos 2,3 milhões de documentos.
O chefe da divisão de tributação da superintendência da Receita Federal em Minas Gerais, Mário Hermes Soares Campos, ressalta que o pico de entrega deve ser na última semana de abril. Preferência confirmada pelo proprietário da Matur Organização Contábil, Mário César de Magalhães Mateus. Em torno de 70% dos nossos clientes entregam a declaração em abril. Das cerca de 700 declarações de pessoas físicas que fazemos por ano, só cinco são entregues no primeiro dia, observa. A declaração pode ser entregue pela internet ou no Banco do Brasil e na Caixa.

COMPATILHAR: